fbpx

Quer conhecer a gastronomia local? Comece pelos mercados públicos!

Eu adoro mercados públicos. Acho que, pra quem gosta de imersão na cozinha local, os mercados públicos são um ótimo ponto de partida. Então, sempre que a cidade tem um desses mercados, ele é incluído no roteiro. E, como tem muito mercado público bacana pra conhecer por aí, preparei uma listinha dos que eu já conheço e acho que valem a visita.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

O que são os mercados públicos?

Os mercados públicos são prédios de propriedade do Estado, ocupados por diversos estabelecimentos comerciais, como vendas de carnes, queijos, embutidos, frutas e hortaliças; armazéns que vendem produtos típicos ou importados; lojas de artesanatos e restaurantes dos mais variados. São lugares democráticos, frequentados por todos os segmentos da sociedade, que utilizam o espaço para compras de produtos mais frescos (e, por vezes, mais baratos) que os dos supermercados, ou para aquele almoço rápido no intervalo do trabalho, ou ainda para um passeio gastronômico no final de semana.

Além disso, conhecer o mercado público de uma cidade é uma boa forma de conhecer os hábitos dos nativos e experimentar a gastronomia local. E, muitas vezes, os mercados públicos vão muito além de um simples local de comércio, tornando-se lugares de confraternização. Além disso, os mercados públicos podem ser também locais de manifestações culturais, sediando feiras, exposições e apresentações artísticas (por exemplo, já vi apresentação de piano no meio do Mercado Público de Porto Alegre).

Então, toda vez que você for montar um roteiro de viagem, veja se o seu destino tem mercados públicos e escolha algum deles para visitar. Pra isso, a listinha a seguir talvez possa te ajudar a decidir.

Conheça mercados públicos pelo mundo

Mercado Público de Porto Alegre

É o meu queridinho. Desde que eu me mudei para Porto Alegre, em 2001, ele é um dos meus lugares preferidos na cidade. Gosto tanto que já dediquei um post inteirinho só pra ele. E, pode até ser bairrismo, mas, dentre os mercados públicos que conheço, é o que tem o prédio mais bonito.

Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, inaugurado em 1869, o Mercado oferece meio de tudo. Tem desde restaurantes clássicos até loja de artigos religiosos, passando por fruteiras, peixarias, padarias. Tem até loja online, pra quem quiser fazer compras lá, mas não quer encarar a muvuca do centro de Porto Alegre.

mercados públicos fachada do Mercado Público de Porto Alegre

Mercados Públicos de São Paulo: Mercadão e Mercado Municipal de Pinheiros

O Mercado Municipal de São Paulo, ou Mercadão, como é carinhosamente chamado, foi inaugurado em 1933. A arquitetura do prédio é muito bonita, com belos vitrais. A visita ao Mercadão é obrigatória para quem vai a São Paulo, pelo menos em uma primeira vez. Não só pela variedade de lugares para comer, como também pelas inúmeras banquinhas que vendem uma infinidade de produtos: carnes, frios, especiarias, frutas.

Aliás, as frutas são uma atração à parte: com uma variedade que não se vê em qualquer lugar, as bancas oferecem uma verdadeira degustação na tentativa de te convencer a comprar alguma delas. E precisa mesmo um certo convencimento, pois as frutas lá não custam barato. Mas você experimenta tantas frutas boas, que acaba levando alguma coisa.

Porém, certamente a atração mais famosa para os turistas no Mercadão são os sanduíches de mortadela. Diz a lenda que o sanduíche surgiu na década de 60, quando os funcionários de um dos estabelecimentos do mercado, em uma brincadeira, montaram um sanduíche com recheio exagerado de mortadela. E assim surgiu um clássico da gastronomia paulistana.

Há quem torça o nariz para aquela montanha de embutidos em cada sanduíche, mas eu adoro! Com um chopinho gelado, então, melhor ainda!

mercados públicos sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo
banca de frutas no Mercadão de São Paulo

O Mercado Municipal de Pinheiros é bem menor do que o seu conterrâneo mais famoso, mas é uma graça. O prédio atual foi inaugurado em 1971, mas o mercado passou por uma recente revitalização, estando todo organizadinho, com as bancas de produtos na parte de baixo e bons restaurantes na parte de cima, como uma minifilial do restaurante Mocotó.

foto do mercado municipal de Pinheiros em São Paulo

Mercado Público de Belo Horizonte

Além de todos aqueles produtos e ingredientes da cozinha mineira, como cachaças, queijos, goaiabadas e doces de leite, o Mercado Público de Belo Horizonte é um local muito badalado. Aos sábados, os botecos do mercado ficam lotados de gente tomando chopes gelados e beliscando aquelas comidinhas de boteco que, em BH, são muito apreciadas. Aliás, frase “BH não tem mar, mas tem bar” é muito verdade, porque é enorme a quantidade de botecos na capital mineira.

Além disso, é possível fazer uma visita guiada pelo mercado, em grupos de até 20 pessoas. Esse passeio eu ainda não fiz, mas acho uma ideia super bacana. As visitas ocorrem de segunda a sábado, das 9h às 17h, e nos domingos e feriados, das 9h às 13h. A reserva pode ser feita aqui.

Mercado Central de Santiago, no Chile

O Mercado Central é um monumento histórico, inaugurado em 1872 e vendido pelo município aos seus locatários em 1990. Isso mesmo: os restaurantes e peixarias que ali estão são coproprietários do lugar.

O Mercado deu início ao desenvolvimento da região que, na época, era a periferia norte de Santiago. Mas a prosperidade da região ficava prejudicada pelos constantes transbordamentos do Rio Mapocho. Entretanto, felizmente, o problema foi resolvido com a canalização do rio, no início do século XX.

Entrando no Mercado Central, você vai encontrar várias opções de restaurantes, desde os mais em conta até os mais caros. Mas, de cara, você vai notar a onipresença do Donde Augusto, restaurante super turístico do Mercado Central, onde você pode experimentar a centolla, um caranguejo gigante só encontrado em águas geladas como as do Oceano Pacífico. Aliás, eu já escrevi sobre essa experiência aqui no blog, neste outro post.

mercados públicos foto do mercado central em Santiago
mercados públicos centolla no Restaurante Donde Augusto, no Mercado Central em Santiago no Chile

Mercados públicos de Montevidéu, no Uruguai: Mercado del Puerto e Mercado Agricola

Em uma viagem de carro pelo Uruguai – ou em qualquer tipo de viagem pelo país – a parrilla uruguaia deve estar no roteiro. Seja você carnívoro ou não. Isso porque há uma série de acompanhamentos tão deliciosos quanto a carne. E, nesse ponto, o Mercado del Puerto oferece várias opções. Em algumas delas você pode, inclusive, sentar no balcão e assistir sua parrilla sendo preparada. Dentre os restaurantes do Mercado, o El Palenque é um dos restaurantes mais tradicionais por ali. O preço não é muito amigável, mas a comida é boa e o atendimento também.

mercados públicos Mercado del Puerto em Montevidéu
mercados públicos parrilla no Mercado del Puerto em Montevidéu

Agora, enquanto o Mercado del Puerto é mais voltado para os turistas, o Mercado Agrícola (José L. Terra, 2220) é um lugar que serve mais à população local. Foi todo reformado recentemente e possui diversas opções para compras e alimentação. Lá você encontra não só carnes, queijos e vinhos, como também frutas, verduras, legumes, coisas de padaria e produtos importados. Além disso, há uma praça de alimentação bem organizada, com opções mais “fast food”, bem como alguns restaurantes.

Mercados públicos foto da fachada do Mercado Agrícola em Montevidéu
Foto do interior do Mercado Agrícola em Montevidéu viagem de carro pelo Uruguai

Mercados Públicos em Florença, na Itália: Mercato Centrale e Mercato Sant’Ambrogio

Um dos úlitmos mercados públicos que visitamos foi o Mercato Centrale, em Florença. Não tanto pelas banquinhas de carnes, queijos, embutidos, frutas e vários outros produtos, mas principalmente pela praça de alimentação que fica no andar superior do mercado, com inúmeras opções de restaurantes, onde você pode escolher desde comidas típicas italianas, até comidas asiáticas, e um bar central, onde são vendidas as bebidas.

O Mercato Centrale é uma ótima opção para comer em Florença, principalmente pela diversidade de opções. Mas tenha em mente que o local é muito procurado pelos turistas que vão à cidade, e o número deles aumenta exponencialmente nos finais de semana.

mercados públicos foto do mercato centrale em Florença
mercados públicos spaghetti alla carbonara no Mercato Centrale em Florença

De outro lado, se você estiver interessado apenas em conhecer os ingredientes típicos da Toscana, uma opção muito menos procurada é o Mercato Sant’Ambrogio, que é mais simples que o Centrale e frequentado mais pelos nativos que por turistas. Isso faz com que esse mercado seja muito mais tranquilo para experimentar os produtos típicos, como queijos, embutidos e frutas. Aliás, eu contei mais sobre a nossa visita ao Mercato Sant’Ambrogio quando escrevi sobre a aula de culinária que fizemos na Toscana.

Mercato Sant'Ambrogio em Florença na Itália
mercados públicos feira do Mercato Sant'Ambrogio em Florença na Itália

Leia também


Organize sua viagem!

Hospedagem

Eu geralmente escolho as hospedagens onde ficamos pelo Booking.com. Pra mim, é a melhor plataforma online de hospedagens. Tem milhares de opções, muitas com cancelamento grátis e várias sem pré-pagamento. Mas, o que eu mais gosto são as avaliações, que são feitas somente por hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos lugares.

Para fazer sua reserva, você pode clicar neste link ou utilizar a caixa de pesquisa na barra lateral da página inicial do blog.

Mas, se a ideia é vivenciar o destino como se fosse um local, uma outra ótima opção é alugar sua hospedagem pelo Airbnb, onde você pode encontrar apartamentos e casas inteiros, além de quartos em casas de moradores do lugar. E o melhor é que, se for a sua primeira reserva pela plataforma, você pode ganhar um bom desconto utilizando este link aqui.

Nós já utilizamos o Airbnb em mais de uma oportunidade e adoramos a experiência em ambas! E um desses lugares em que nos hospedamos ainda está disponível na plataforma.

Além disso, se o que você quer é encontrar pacotes de viagem com ótimos preços e condições, então dá uma olhadinha no Hurb.com, site que tem milhares de opções entre pacotes, hospedagens e atividades. Dá pra encontrar vários descontos bacanas, com opções de pagamento parcelado e de cancelamento gratuito.

Aluguel de carro

Certamente, uma das melhores formas de se conhecer um país é alugando um carro. E, nesse caso, vale a pena fazer a reserva antecipada online, o que pode lhe garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Seguro viagem

Uma das providências mais importantes a ser tomada para viajar com segurança é contratar um seguro viagem. Isso porque ninguém está livre de ficar doente ou sofrer algum acidente. E aí ter um seguro viagem, especialmente aqueles na modalidade em que o pagamento das despesas é feito pela seguradora (e você não precisa desembolsar nada), faz toda diferença. Já imaginou voltar de viagem com uma conta hospitalar enorme pra pagar?

E, pra encontrar as melhores opções de seguro viagem, o site da Seguros Promo é muito bom. Ele consolida as informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, em que o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem. Facilita muito a vida do viajante ter todas as opções de seguro viagem em um mesmo lugar, pra poder comparar e encontrar a melhor opção.

Tours e ingressos antecipados

Mesmo que você prefira fazer a viagem por sua conta, em algumas oportunidades vale a pena reservar um passeio guiado. E nisso, a Get Your Guide pode te ajudar, já que a empresa conta com um extenso catálogo de tours em diversas cidades do mundo, para incrementar a sua viagem. A maioria das reservas pode ser cancelada com até 24 horas de antecedência.

Além disso, a empresa também vende ingressos antecipados para as principais atrações turísticas do mundo, o que facilita muito a vida do viajante, evitando a perda de tempo naquelas filas intermináveis. Vale muito a pena!

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.