fbpx

5 lugares para comer em Sydney que nem todo guia indica

Há dezenas de boas opções para comer em Sydney. As mais conhecidas dos turistas se concentram em Darling Harbour ou na Circular Quay, que são próximas dos principais pontos turísticos da cidade. Mas existem várias outras opções bem bacanas, fora do circuito mais turístico.

E aí, quer saber onde tem uns lugares bem bons pra comer em Sydney? Segue rolando a página, então.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Se preferir, você pode salvar este post no seu Pinterest, para ler mais tarde

Sobre a comida na Austrália

Pra começar, quando pensamos na Austrália, o que certamente vem à cabeça de quase todo mundo são cangurus e praias. Porque pouca gente, ou quase ninguém, pensa em “comida australiana”. Ao menos não como pensaria na comida italiana, na peruana ou na brasileira, dentre outras.

De fato, a Austrália não é famosa por ter uma vasta gastronomia própria. O que não surpreende, já que o país recebe um grande número de imigrantes, de cerca de 200 países diferentes. Para se ter uma ideia, cerca de um terço da população australiana não nasceu no país. Boa parte desses imigrantes vem da Inglaterra, obviamente – a Austrália é ex-colônia inglesa e um membro independente do Reino Unido. Aliás, você sabia que a rainha Elizabeth II é também chefe de Estado da Austrália?

Então, por ser um país de colonização inglesa, nada mais natural do que a Austrália ter como prato típico o famoso fish and chips, que é tradicionalíssimo na Inglaterra.

Mas outro país que é uma grande fonte de imigrantes é a China. A população chinesa em Sydney e Melbourne, por exemplo, é enorme. Provavelmente seja por isso que uma das cozinhas mais populares na Austrália é a chinesa. E, muitas vezes, é uma das mais baratas também.

O fato de a Austrália não ter uma gastronomia tão característica não significa que o país – e, mais especificamente neste post, Sydney – não tenha ótimos restaurantes. E, pra provar isso, aqui vão cinco lugares para comer em Sydney. São lugares bacanas, pra quem quiser aliar boa comida com ambientes super agradáveis, principalmente fora daquele centrão turístico da cidade. Todos eles testados e aprovados por este blog!

Então vamos ao que realmente interessa.

Onde comer em Sydney

Se tiver que escolher um único lugar para comer em Sydney: The Grounds of Alexandria

A minha primeira dica de onde comer em Sydney é esse restaurante que fica no bairro de Alexandria. É um bairro mais industrial, afastado da muvuca turística de Darling Harbour ou da Opera House. Fica longe da zona central, mas dá pra chegar de transporte público, o que é um pouco demorado. De outro lado, de carro, o acesso é bem mais rápido – o Uber funciona bem na cidade, e o preço em geral é mais ou menos a metade do custo de uma corrida de táxi.

O lugar conta com três áreas com funcionamento, cada uma com o seu próprio cardápio. O “The Cafe”, que, além de cafeteria e padaria/confeitaria, serve pratos para café-da-manhã e almoço. O “The Garden”, que é onde servem as carnes na grelha (o barbecue) e pizzas no forno à lenha, durante o dia. E o “Potting Shed”, que é o mais bacaninha e tem o menu mais elaborado dos três e é o único que abre à noite para happy hour e jantar.

O menu do restaurante tem pratos variados, mas todos utilizam ingredientes sazonais e saudáveis, no sistema paddock-to-plate. Algo como “do pomar/pasto/horta para o prato”.

O The Grounds of Alexandria fica na Building 7A, 2 Huntley St, e abre todos os dias. E, agora, tem também um novo endereço, no centro de Sydney (500 George Street), também aberto diariamente. Além disso, todos os sábados e domingos, das 9h às 15h30, na unidade de Alexandria, ocorre o The Grounds Markets, que reúne cerca de oitenta produtores locais. Na época em que estive em Sydney, não cheguei a conhecer a feira, mas, considerando a qualidade do The Grounds, bem como que os feirantes passam por um processo de seleção para poderem expor seus produtos, acho que vale a pena!

Por fim, eu sei que o post é sobre comida, mas a dica vale a pena: acompanhe os perfis do The Grounds no Instagram (@thegrounds e @thegroundsofthecity). Eles publicam umas fotos muito lindas!

E se quiser ler sobre a nossa experiência completa no The Grounds, é só dar uma olhadinha aqui nesse outro post.

Pra depois da caminhada: Coogee Pavilion

Primeiro, a referência à caminhada é porque o Coogee Pavilion fica em uma das pontas da Coastal Walk (o caminho entre as praias de Bondi e Coogee). Se você começar a caminhada por Bondi, vai terminar na praia de Coogee, onde fica este grande e animado espaço para comer em Sydney.

Pra saber mais sobre a Coastal Walk, ou sobre as praias de Sydney em geral – que são várias e uma mais legal que a outra -, eu usei o guia de Sydney da Lonely Planet (além do guia “irmão que mora na cidade” 😋). E, se você não quiser ficar carregando peso durante a viagem, o guia é vendido em formato digital, no site da Amazon.

Mas voltemos ao Coogee Pavilion.

O lugar conta com um cardápio variadíssimo. A carta tem desde ostras e sashimis até carnes na grelha, passando por pizzas e pratos de peixe. Eu escolhi o filé, mas dê uma olhada no peixe do dia, porque eles têm umas opções boas e bem fresquinhas.

foto do steak do Coogee Pavillion onde comer em Sydney

Além disso, o Pavilion serve cafés e sorvetes. E tem também um rooftop, para aquela happy hour na beira da praia. Mas infelizmente não consegui tirar umas fotinhos da vista, já que estava chovendo no dia.

O Coogee Pavilion fica na 169 Dolphin Street, na praia de Coogee.

Pra quem gosta de mais agito: restaurante/beach club do Watsons Bay Hotel.

Esta dica é pra quem, além de estar procurando onde comer em Sydney, também está procurando um pouquinho de agito.

O restaurante e beach club junto ao Watsons Bay Hotel é um lugar bacana, com um público animado, principalmente nos finais de semana. O lugar é pouco conhecido dos turistas, então quase só se encontra “nativos” por lá.

O menu do restaurante é bem variado, com burguer, fish and chips, carnes, peixes e massas, dentre outros. Pedimos o barco de sushi, que estava bom. Mas não foi dos melhores que eu já comi, principalmente porque as peças estavam um pouco grandes demais. Os outros pratos de peixe da nossa mesa, contudo, estavam muito bons.

Além disso, o restaurante tem um bar que faz uns drinques muito lindos!

O Watsons Bay Hotel fica na 1 Military Road, em Watsons Bay. Fica longe do centro de Sydney, então, provavelmente, vai ser mais fácil de chegar se você estiver de carro. Mas certamente vale a ida, se não pela comida, pode ser simplesmente pelo ambiente descontraído e a possibilidade de um belo fim de tarde à beira da praia.

Pra comer e fazer turismo: The Boathouse

Montado em uma antiga casa de barcos, o The Boathouse é uma ótima opção pra quem visita Palm Beach, uma das Northern Beaches em Sydney. Além dessa, o restaurante tem outras unidades em Shelley Beach e Balmoral Beach.

O restaurante também tem um cardápio com saladas, carnes, peixes, ostras. Lá, o tradicional fish and chips é uma delícia e super bem servido. Certamente uma boa pedida!

Faça o pedido no caixa e aguarde na mesa, que pode ser na área interna ou na parte externa. O restaurante tem um pier nos fundos – afinal, era uma casa de barcos, lembram?

Além da comida, o local oferece a companhia da rica fauna australiana, como esses periquitinhos aí da foto.

foto Rainbow lorikeet no The Boathouse Palm Beach onde comer em Sydney

E ali pertinho fica o Barrenjoey Head, o morro na ponta extrema da praia que abriga a Barrenjoey Lighthouse. Dá pra fazer uma trilha bacana até o farol. Se quiser saber mais sobre o restaurante e o nosso passeio pela praia de Palm Beach, com a subida até o farol de Barrenjoey, tem tudo aqui nesse outro post.

O The Boathouse de Palm Beach fica na Barrenjoey Boathouse, no Governor Phillip Park, e abre todos os dias.

Para os carnívoros: o steak gigante do Pyrmont Bridge Hotel. Quem encara?

A última dica de onde comer em Sydney vai para os carnívoros, principalmente. Mas, olha, tem que ser muito carnívoro.

Na maioria dos dias, o Pyrmont Bridge Hotel é um pub bem normal, com cervejas nas torneiras e boa comida. Experimentei um dos burgers na primeira vez em que estivemos lá e gostei.

Mas todas as quintas-feiras sempre na última quinta-feira do mês, a partir das 18h, a casa ganha um diferencial: ela serve um steak (bife de alcatra) de 1kg, acompanhado de fritas, salada e um molho a sua escolha, pelo valor de AU$ 25,00. Por motivos óbvios, o prato serve tranquilamente duas ou três pessoas, dependendo da fome. Super barato.

Porém, o diferencial, diferencial mesmo, vem agora.

“Thursday Man or Mouse”

Hora de separar os homens dos meninos. Ou dos ratos, como sugere o nome do desafio.

Isso porque, se você for capaz de comer todo o prato sozinho, você ganha um voucher de AU$ 25,00 pra gastar em 30 dias. Ou seja, coma um steak gigante e ganhe outro. Mas tem que comer o prato inteiro, inclusive as fritas e a salada.

Vai encarar? Então, você pode pedir o prato em qualquer um dos bares do PBH, das 18h às 21h30. Mas, como eu disse, tem que comer tudo sozinho, sem compartilhar nem uma batatinha. E só vai ganhar o voucher depois que alguém do pub vier conferir se o desafio foi cumprido.

Achou impossível? Nada! Eu encarei “somente” 500g de carne, mas conheço alguém que já ganhou o voucher mais de uma vez. Olha o irmão “campeão” aí na foto (é, lá em casa o pessoal é bom de garfo mesmo).

foto do steak gigante no Pyrmont Bridge Hotel onde comer em Sydney

O Pyrmont Bridge Hotel fica na 96 Union St, em Pyrmont, pertinho de Darling Harbour. Eu sei que a ideia do post era dar dicas de lugares para comer em Sydney fora do centrão turístico. Mas os pubs fazem parte da cultura australiana, certamente influenciada pela colonização britânica, e o PBH recebe mais nativos do que turistas por lá. Além disso, o pub tem promoções em todos os dias da semana, além de uma intensa programação de eventos. Então, o PBH não podia ficar de fora desta listinha.


Tem alguma dica de lugares bacanas para comer em Sydney? Então, joga ali nos comentários!


Leia também:


Organize sua viagem!

Hospedagem

Booking

Pra conhecer esses lugares para comer em Sydney, assim como pra conhecer a cidade em geral, o ideal mesmo é ficar em algum dos bairros mais centrais da cidade. Nós ficamos hospedados em Pyrmont, que é colado na Darling Harbour e muito próximo da Circular Quay, por exemplo, e foi ótimo! Central, mas sem tanta muvuca.

Então, além de ter um bom lugar para comer em Sydney, o Pyrmont Bridge Hotel, o bairro de Pyrmont, é uma ótima localização para hospedagem. O Booking.com tem várias boas opções na região, entre hotéis, apartamentos e outros, e muitas com cancelamento grátis e que não requerem pré-pagamento, com avaliações bem confiáveis, já que são feitas somente por hóspedes reais (clique aqui pra encontrar sua hospedagem).

Airbnb

Mas, se a sua opção for pela experiência de vivenciar o lugar como um local, você pode alugar um apartamento pelo Airbnb. Foi o que fizemos na nossa viagem em família para a Austrália, quando então alugamos um apartamento na zona central de Sydney.

A opção por alugar um apartamento pelo Airbnb geralmente sai mais barata do que se hospedar em hotéis, e ainda tem a vantagem de economizar com a alimentação, por exemplo, já que você pode cozinhar em casa ao invés de sempre comer na rua. E, se for a sua primeira vez utilizando o Airbnb, a sua hospedagem fica mais barata ainda se você utilizar este link aqui, já que, reservando por ele, você ganha R$ 130,00 de desconto. Já tá valendo, não?

Além disso, se o que você quer é encontrar pacotes de viagem com ótimos preços e condições, então dá uma olhadinha no Hurb.com, site que tem milhares de opções entre pacotes, hospedagens e atividades. Dá pra encontrar vários descontos bacanas, com opções de pagamento parcelado e de cancelamento gratuito.

Aluguel de carro

Durante a nossa estada em Sydney, não foi preciso alugar carro. Mas locamos um para fazer o trajeto entre Adelaide e Melbourne, pela Great Ocean Road, que é fantástico! E dirigir na Austrália é facílimo, mesmo com a mão inglesa. Você pode estranhar um pouco no início, mas rapidinho pega o jeito.

Então, alugar um carro para rodar pela Austrália vale muito a pena. E, se quiser alugar um e ainda garantir uns descontos, vale a pena fazer a reserva online. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Guias de viagem

Se você precisa de um guia de viagem para organizar seu roteiro, eu sempre indico os da Lonely Planet, que eu uso sempre. Para organizar a viagem à Austrália, eu utilizei dois guias: um específico para Sydney e outro sobre a Austrália em geral. Ambos possuem a versão digital, para o Kindle, além de integrarem o catálogo do Kindle Unlimited, que tem mais de um milhão de títulos disponíveis, que você pode ler pagando apenas R$19,90 por mês.

banner clicável do Kindle Unlimited

Você conhece o novo programa da Amazon, o Amazon Prime? Com esse novo programa de recompensas da Amazon você tem acesso, por apenas R$ 9,90 por mês, a frete grátis ilimitado em milhares de produtos (inclusive os livros indicados neste post), além de acesso a dezenas de filmes, séries, livros e ofertas exclusivas. Se quiser, você pode testar o programa por um mês sem gastar nem um tostãozinho. Isso mesmo: fique um mês usufruindo das vantagens do programa, e, se não gostar, cancele sem qualquer custo! Pra isso, é só clicar neste link aqui e se inscrever no programa.


Tours e ingressos antecipados

Mesmo que você prefira fazer a viagem por sua conta, em algumas oportunidades vale a pena reservar um passeio guiado. E nisso a Get Your Guide pode te ajudar, já que a empresa conta com um extenso catálogo de tours em diversas cidades do mundo, para incrementar a sua viagem. A maioria das reservas pode ser cancelada com até 24 horas de antecedência.

Em Sydney, há vários passeios muito bacanas, que incluem tour pela Opera House, ingressos para o Taronga Zoo, além de tours gastronômicos, dentre outros.

Além disso, a empresa também vende ingressos antecipados para as principais atrações turísticas do mundo, o que facilita muito a vida do viajante, evitando a perda de tempo naquelas filas intermináveis. Vale muito a pena!


Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Salve este post no seu Pinterest!

onde come em sydney foto do steak gigante do Pyrmont Bridge Hotel
imagem pinterest onde comer em Sydney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.