fbpx

Sobre o blog: como surgiu e quem é a autora do Garfadas pelo Mundo

Oi pessoal! Antes de vocês começarem a explorar o blog, deixa eu contar duas coisas. A primeira é sobre esta autora que vos fala, e a segunda, sobre como surgiu o blog “Garfadas pelo Mundo” e o conteúdo que ele vem trazer pra vocês.

Então, quem é a autora do blog?

foto para perfil

Eu me chamo Luciana. Lu, para os mais chegados. E também para os nem tão chegados assim. Nem o meu ex-chefe me chamava pelo nome inteiro. No fim, é Lu pra todo mundo mesmo.

Sou advogada (licenciada no momento), ex-servidora do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e criadora de conteúdo digital. Sou casada com o Cadu (Instagram: @caduferro) desde 2015. Temos um “filho” peludo e de quatro patas – o Duque (Instagram: @duqueshihtzu).

O Cadu é o meu parceiraço de viagem, e o melhor fotógrafo com celular que eu conheço. Ele contribui com muitas fotos que vocês vão ver aqui no blog.

Nasci e me criei no interior do Rio Grande do Sul, mas moro há quase duas décadas em Porto Alegre, a capital gaúcha. Sempre gostei de escrever e há muito tempo pensava em ter um blog. Mas ainda não havia conseguido decidir sobre o quê. Até que veio a “revelação”: gastronomia e viagem.

E por que um blog com essas duas coisas como tema?

A explicação começa pelo fato de que venho de uma família italiana. Italianíssima. Meus “bisos” Giovanni e Angelica vieram da Itália lááá em 1800 e guaraná de rolha e foram se estabelecer na Serra Gaúcha.

Acho que isso já explica o gosto pela comida. Italiano não se alimenta, italiano degusta. E, geralmente, em volta de uma grande, animada e barulhenta mesa.

Essa minha raiz italiana pode ser facilmente percebida em vários posts, como, por exemplo, quando eu falo sobre as casas de imigrantes italianos, que sempre têm porão, ou sobre algumas das delícias gastronômicas da Serra Gaúcha.

A comida eu entendi. Mas e as viagens?

Bom, quanto às viagens, não sei muito bem como começou a paixão. Acho que, desde que me entendo por gente, tenho os pés no chão e os olhos no mundo. Por isso, conhecê-lo sempre esteve nos meus planos.

Quando eu tinha uns quatorze anos, a maioria das minhas amigas sonhava com bailes de debutantes e festas de quinze anos. Então, antes do meu aniversário, minha mãe perguntou o que eu gostaria de fazer: uma festa ou uma viagem? Nem preciso dizer o que a pessoa aqui escolheu. 

foto da família Cadore
Olha os “bisos” aí, no centro da foto, com toda a filharada – lá atrás, o meu avô Fioravante, o único sem bigode.

Assim, lá fui eu para minha primeira viagem internacional, no já distante ano de 1997. A clássica excursão para a Disney, com mais uns 400 adolescentes. Hoje em dia, geralmente opto por viajar por conta própria, pois não sou muito fã das excursões. Mas, quando se tem 14, 15 anos, tudo é festa.

O fascínio pelas viagens, entretanto, veio mesmo em 2005, quando embarquei para Londres, para uma temporada na Europa. Após oito fantásticos meses na capital inglesa, foram mais quarenta dias, igualmente fantásticos, mochilando pela Europa.

Desde então a “fome” de viagens só cresce. Sempre que o tempo e (principalmente) o dindin permitem, coloco o pé na estrada. Eu e o Cadu, o outro “faminto”, que segue os meus roteiros sem (ou quase sem) hesitar (ou reclamar).

Mas e onde é que coisas como gastronomia e viagem se encontram?

Pra mim, gastronomia e viagem são coisas indissociáveis. Impossível uma sem a outra. Tem quem goste de combinar viagem com aventura, ou com compras. Eu gosto de combinar com comida, principalmente.

Isso porque acredito que a gastronomia diz muito sobre as pessoas, os costumes, a história de cada lugar. A cada refeição a gente aprende um pouco (ou muito) sobre cada um deles. E também sobre nós mesmos, sobre o que gostamos, sobre com o que nos identificamos. Mas, além do prazer de apreciar bons pratos, tem também a diversão – pra quem, como eu, gosta também de cozinhar – que é conhecer diferentes ingredientes e temperos.

E, depois de percorrer alguns lugares no mundo – Londres, Roma, Paris, Buenos Aires, Montevidéu, Santiago -, sempre experimentando várias delícias por aí, percebi que as minhas experiências acabavam restritas a mim e ao Cadu, e a um ou outro amigo que pedisse dicas de algum lugar. Um desperdício, pensava eu.

Foi então que nasceu o “Garfadas pelo mundo”, um blog para compartilhar as minhas andanças e comilanças com outros viajantes bons de garfo como eu.

Veja o que você vai encontrar aqui no Garfadas:

O blog tem dois temas principais – viagem e gastronomia – e um tema secundário – livros. E esses temas estão divididos em quatro seções, sendo que todas elas podem ser acessadas pelo menu principal, no alto da página inicial:

  • Destinos – aqui é onde você vai encontrar todos os posts do blog, divididos por países, estados e cidades.
  • Roteiros – nesta seção é onde vão estar os posts com os roteiros gastronômicos do Garfadas, aqueles que a gente já usou nas nossas viagens e que podem te ajudar a organizar a sua.
  • Cozinhas do mundo – esta é a seção para procurar aquela comida típica que você gosta, pra saber não só onde comer, mas também como fazer.
  • Livros – nesta seção é onde você vai encontrar sugestões de guias de viagem, bem como de livros sobre viagens, ou ainda livros para te fazer companhia nas viagens. Além deles, aqui também estão os livros de gastronomia que eu trago das viagens, e que me ajudam a me arriscar na cozinha.
  • Garfadinhas pelo Mundo – aqui é uma seção aberta às mamães viajantes, que são leitoras do blog e têm muitas dicas bacanas sobre viagem com crianças para compartilhar.
  • Conta aí! – mais uma seção aberta aos leitores do blog. Aqui, você pode ter o seu texto com histórias de viagens ou dicas de viagem e gastronomia publicado aqui no Garfadas.

Por fim, há uma última seção, auxiliar, onde você vai encontrar todos os produtos e serviços que a gente utiliza aqui no blog. E, para saber como esses produtos e serviços são escolhidos, você pode ler a nossa política editoral.

E antes de você partir para explorar as nossas garfadas, uns avisinhos:

Aqui você não vai encontrar opiniões definitivas ou mesmo aquele “faça assim”, “faça assado”, mas sim relatos sinceros, inclusive dos perrengues, quando eles ocorrerem. E podem confiar: os lugares que indicamos pra vocês aqui são “testados e aprovados” pela gente. São lugares dos quais realmente gostamos e achamos que valem a pena ser compartilhados.

E, falando em compartilhar, podem usar os nossos botões de compartilhamento à vontade!

Além disso, o blog vai estar sempre em constante atualização. A ideia é apresentar pra vocês um conteúdo o mais atualizado possível. Além disso, sempre que surgir alguma novidade por aqui, divulgaremos nos nossos outros canais. Então, se não quiserem perder nadica de nada deste blog, é só assinar a nossa newsletter!

E, além de assinar a nossa newsletter, você pode seguir a gente também pelo Instagram, pelo Facebook ou pelo Pinterest. Escolha o canal que você preferir, mas se quiser seguir todos eles, a gente fica bem contente! =)

Mas, pra deixar o blog sempre tinindo de tão atualizado, nós também contamos com a colaboração de vocês. Sim, porque este blog é pra ser o mais interativo possível! Então, se perceberem que alguma informação está desatualizada, por favor, fiquem super à vontade para avisar. As caixas de comentários e o formulário de contato estão à disposição de vocês.

A propósito, todos os comentários, as críticas e as sugestões são também muito bem-vindos.

E mais algumas últimas coisinhas:

Em regra, Garfadas não faz posts patrocinados. Nem de restaurantes, nem de hotéis, nem de qualquer coisa. Caso seja publicado algum post patrocinado, isso estará expresso no texto. Mas eu explico isso tudo na nossa polítca editorial.

Além disso, alguns posts podem conter links de programas de afiliados dos quais o blog faz parte, todos inseridos de forma espontânea pela autora. Se você utilizar esses links para compras ou reservas, eu ganho uma pequena comissão, sem qualquer custo extra para você. Pra saber mais sobre esses programas, é só dar uma olhada aqui.

Era isso, pessoal. Espero que gostem. Aproveitem. E bom apetite! =)

4 comentários em “Sobre o blog: como surgiu e quem é a autora do Garfadas pelo Mundo”

  1. Fernanda Cossettin

    Adorei Lu!!! Muito criativo e bom de ler!Tb amamos comer e viajar -Bjs e sucesso, Nanda e Guto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.