fbpx

Com ou sem abacaxi? Veja por que provar o sanduíche do Cervantes!

Sempre que vamos ao Rio, comer o sanduíche do Cervantes é quase obrigatório. Sempre tem que ter sanduíche com abacaxi. Ou abacaxi no sanduíche, já que, lá no Cervantes, a fruta é protagonista.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

O sanduíche do Cervantes é um clássico carioca

O Cervantes é um clássico carioca e é um dos meus lugares preferidos na cidade. A unidade de Copacabana, o primeiro restaurante do grupo, foi inaugurado em 1965. O Cervantes é tão clássico, mas tão clássico, que, em 2012, foi declarado patrimônio cultural da cidade.

A decoração do restaurante é bem simples, com mesas cobertas com toalhas de tecido e aquele tampo de vidro por cima. Além disso, nas paredes há várias gravuras que remetem a cenas da obra Don Quijote de la Mancha, a mais famosa do escritor que dá nome ao lugar.

foto do restaurante Cervantes em Copacabana no Rio de Janeiro sanduíche

O ingrediente especial do sanduíche do Cervantes

Sem dúvida, o carro-chefe do Cervantes é o sanduíche, que pode ser recheado com variados tipos de carnes ou embutidos. Mas todo sanduíche feito lá vem com um ingrediente em comum (ou incomum): uma bela fatia de ABACAXI. Isso mesmo: abacaxi no sanduíche.

Dá pra pedir o sanduíche sem o abacaxi, é verdade. Mas, do fundo do coração: a não ser que você tenha verdadeira aversão à mistura de doce com salgado, ou de frutas com a comida, não tire o abacaxi do seu sanduíche. Eu sei que isso é questão de gosto, o qual certamente não se discute. Mas vai por mim: vale a pena experimentar. Além disso, se você quiser, os sanduíches podem levar uma boa fatia de queijo também.

Como o sanduíche do Cervantes sempre entra no nosso roteiro gastronômico pelo Rio de Janeiro, a gente já conhece algumas opções do cardápio.

Pra quem gosta de uma carne mais sequinha, o sanduíche de pernil com abacaxi e queijo é bem gostoso. Eu adoro carne suína com frutas e, vou dizer, se vocês já tivessem comido o “lombinho caramelado” – lombinho assado com calda de frutas – da minha mãe, vocês também adorariam. Percebam que o sanduíche é beeeem recheado:

Além do sanduíche de pernil, tem também o de lombo canadense e abacaxi, que é, sem dúvida, o meu preferido.

foto de sanduíche do Cervantes em Copacabana onde comer no Rio de Janeiro

Outra opção muito boa é o sanduíche de mortadela Ceratti, abacaxi e queijo. Olhem só que belezura:

sanduíche de mortadela do Cervantes

Por fim, se você não for muito fã das carnes suínas, o Cervantes tem um sanduíche com rosbife, que também vai muito bem com o abacaxi.

foto de sanduíche de rosbife do Cervantes em Copacabana no rio de janeiro

Cada sanduíche custa, em média, entre 20 e 25 reais. São todos bem servidos, mas, se a fome for muito grande, você pode pedir algum acompanhamento, como fritas, salpicão ou até uma saladinha.

Ou, se você não quiser comer sanduíche, o cardápio do Cervantes também traz uma boa variedade de outros pratos, como o tradicional Filé Oswaldo Aranha.

Uma última coisa sobre o sanduíche do Cervantes

Eu adoro o Cervantes, mas vai um aviso: o atendimento lá é sem muita “finesse”. Não é falta de educação, mas alguns podem não gostar. Eu já acho que faz parte do jeito despachado do lugar, e do próprio carioca.

E aí, gostou? Tá no Rio? Então pega o metrô e desce na estação Cardeal Arcoverde, que os sanduíches do Cervantes estão ali pertinho. Com ou sem abacaxi.


Leia também


Organize sua viagem!

Hospedagem

Para ir curtir os restaurantes no Rio de Janeiro, escolher uma hospedagem com uma boa localização facilita muito! No Booking.com tem centenas de opções nos bairros mais bacanas, várias delas com opção de cancelamento grátis e sem pré-pagamento. Mas, o que eu mais gosto são as avaliações, que são feitas somente por hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos lugares.

Para fazer sua reserva, você pode clicar neste link ou utilizar a caixa de pesquisa na barra lateral da página inicial do blog.

Mas, se a ideia é vivenciar o destino como se fosse um local, uma boa opção é alugar sua hospedagem pelo Airbnb, onde você pode encontrar apartamentos e casas inteiros, além de quartos em casas de moradores do lugar. E o melhor é que, se for a sua primeira reserva pela plataforma, você pode ganhar um bom desconto utilizando este link aqui. Nós já utilizamos o Airbnb em mais de uma oportunidade e adoramos a experiência em ambas!

Além disso, se o que você quer é encontrar pacotes de viagem com ótimos preços e condições, então dá uma olhadinha no Hurb.com, site que tem milhares de opções entre pacotes, hospedagens e atividades. Dá pra encontrar vários descontos bacanas, com opções de pagamento parcelado e de cancelamento gratuito.

Aluguel de carro

Para circular pelos restaurantes do Rio de Janeiro, e pela cidade em geral, não é necessário carro. O transporte público, somado aos aplicativos de transporte, atendem muito bem ao viajante. Mas, se você quiser dar uma voltinha por outras regiões do estado do Rio de Janeiro, aí alugar um carro vale muito a pena. E, se você fizer a reserva online antecipada, pode ainda garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Guias de viagem

A maior parte das informações sobre o Rio de Janeiro eu retiro dos muitos blogs legais espalhados pela internet. Mas, se você quiser utlizar um guia de viagem para organizar o seu roteiro, eu sempre indico os da Lonely Planet, que, pra mim, são os melhores. São os que eu utilizo para organizar as viagens que você vê aqui no blog. No site da Amazon, há várias opções de guias da Lonely Planet, tanto em meio físico quanto em meio digital. E, adquirindo o seu guia por este link, você ainda ajuda a manter o blog, sem qualquer custo extra na sua compra.

Tours e ingressos antecipados

Mesmo que você prefira fazer a viagem por sua conta, em algumas oportunidades vale a pena reservar um passeio guiado. E nisso, a Get Your Guide pode te ajudar, já que a empresa conta com um extenso catálogo de tours em diversas cidades do mundo, para incrementar a sua viagem. A maioria das reservas pode ser cancelada com até 24 horas de antecedência.

Além disso, a empresa também vende ingressos antecipados para as principais atrações turísticas do mundo, o que facilita muito a vida do viajante, evitando a perda de tempo naquelas filas intermináveis. Vale muito a pena!


Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Salve este post no seu Pinterest!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.