fbpx
foto de flan con dulce de leche Posada Campotinto o que comer no Uruguai

O que comer no Uruguai: comidas típicas imperdíveis!

No Uruguai, come-se muito bem e é possível comer de tudo por lá. Não é o lugar mais barato para fazer turismo gastronômico, é verdade. Mas há algumas comidas típicas que não dá pra deixar de experimentar. E são tão gostosas que vai ser difícil você não querer provar. Então, segue rolando a página pra ver o que comer no Uruguai.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

O que comer no Uruguai

Doce de leite

O doce de leite não é nenhuma novidade para os brasileiros. Mas o doce de leite uruguaio é famoso e não sem razão. Praticamente toda hospedagem serve a iguaria no café da manhã. Além disso, há várias sobremesas para comer no Uruguai que são feitas com o doce. A minha preferida, sem dúvida, é o flan con dulce de leche. 

foto de flan com dulce de feche no restaurante da Posada Campotinto em Carmelo comer no Uruguai

Por ser uma iguaria típica, há vários lugares onde o doce de leite é feito mais artesanalmente. Há, por exemplo, algumas bodegas (vinícolas) que também produzem o doce. E a diferença entre eles e aqueles mais industrializados, é enorme.

Dessas bodegas, duas que produzem um doce de leite delicioso são a Narbona e a Campotinto. Se você não tiver a chance de ir à cidade de Carmelo, onde ficam essas bodegas, acredito que você consiga encontrar essas marcas por Montevidéu mesmo. Principalmente o doce de leite da Narbona, já que ele é vendido até aqui no Brasil. Aqui em Porto Alegre, há algumas casas especializadas em produtos uruguaios que vendem a iguaria.

Medialunas

Primeiro, esclareçamos: medialuna é muito parecida com croissant, mas eles não são a mesma coisa. Apesar de os dois serem uma delícia, o croissant é mais folhado e tem bem mais manteiga na massa que a medialuna.

As madialunas no Uruguai são tipo o pãozinho francês aqui no Brasil. São vendidas em todo supermercado ou padaria, e estão presentes no café da manhã de praticamente todas as hospedagens.

foto de café da manhã com medialunas comer no Uruguai

Chivito

O chivito é um dos pratos mais clássicos da cozinha uruguaia. Combina, basicamente, pão, carne bovina, queijo, presunto, bacon, ovo, tomate e alface. É uma combinação simples, mas o sanduíche é sempre farto e muito gostoso. Além disso, é um prato facílimo de ser encontrado para comer no Uruguai – por onde você andar por lá, vai ter um lugar fazendo chivito.

A rede de restaurantes La Pasiva é um dos lugares para comer no Uruguai que serve um bom chivito. As lojas estão principalmente em Montevidéu, mas há unidades também em outras cidades, como Punta del Leste e Colonia del Sacramento.

Segundo o chef Hugo Soca, que é super conhecido lá no Uruguai, conta que o sanduíche surgiu por acaso, quando, em um restaurante de Punta del Este, uma cliente pediu ao chef um chivito, se referindo à carne de cabra (em espanhol, chivo). Mas o chef não tinha carne de cabra pra servir. Foi aí que teve a ideia de preparar um sanduíche com carne assada, presunto, queijo, alface e maionese. E assim foi criado o chivito como a gente conhece hoje.

Essa história, assim como a receita do chivito, estão no livro de receitas do Hugo Soca, “Nuestras Recetas de Siempre”. O livro tem várias outras receitas do dia-a-dia da cozinha uruguaia. Uma pena que o livro não está a venda no Brasil – o meu eu trouxe da última ida a Montevidéu. Mas, se você gosta de se arriscar nas panelas, é um bom souvenir de viagem.

foto de chivito no Mercado Agrícola comer no Uruguai

Parrilla

A parrilla é talvez a comida típica mais procurada para comer no Uruguai. E não sem razão, pois qualidade das carnes uruguaias é impressionante. Até aqui no Rio Grande do Sul, onde temos o churrasco como tradição, as carnes uruguaias são muito apreciadas e é cada vez maior o número de casas especializadas em parrilla.

Mas parrilla é diferente do churrasco feito no Rio Grande do Sul. Aqui, a carne é colocada no espeto, em pedaços mais inteiros, e é assada sobre fogo, feito geralmente com carvão ou lenha. Já, na parrilla, a carne geralmente vem em cortes menores e é assada em uma grade sobre brasas geradas pela queima da lenha.

Mas, mesmo quem não come carne, vai poder aproveitar a refeição, já que há vários acompanhamentos deliciosos, como batatas e pimentões assados.

Há vários bons lugares pra comer parrilla no Uruguai. Em Montevidéu, o El Palenque é um clássico bem conhecido dos turistas, que fica no Mercado del Puerto. Como todo lugar turístico, a comida, apesar de boa, acaba sendo um pouco superfaturada.

Então, tenho que dizer pra vocês que há parrillas bem melhores na cidade. Como, por exemplo, a La Otra, que fica em Pocitos.

Mas, pra mim, a melhor parrilla em Montevidéu certamente é a La Pulpería, que fica no bairro de Punta Carretas. Diferentemente das parrillas do Mercado del Puerto, é bastante frequentada pelos locais. O ambiente é simples, mas acolhedor. O atendimento é despachado, assador é habilidosíssimo e, acima de tudo, a carne é de qualidade.

Sente-se na parte de dentro, no balcão em frente à parrilla, ou no balcão do lado de fora, que também tem vista para o fogo. O importante é não perder o assador de vista, que, sem dúvida, é uma das melhores “atrações” de uma parrilla.

foto da parrilla na la pulperia em montevidéu comer no Uruguai

foto de carne na parrilla la pulperia em montevidéu

Dica útil para comer no Uruguai

No Uruguai, muitos restaurantes cobram los cubiertos junto com o valor da refeição. É uma taxa sobre toda a arrumação da mesa. Isso mesmo: uma taxa não só sobre o pãozinho e a manteiga, mas também sobre a toalha, os pratos, os talheres, os copos e o fato de uma pessoa arrumar tudo isso bonitinho pra você.

Mas os cubiertos não são a mesma coisa que propina. Esta é a “gorjeta” do garçom (os “10% do serviço”) e é facultativa. O pagamento dos cubiertos, por outro lado, é obrigatório.

Outra dica útil para comer no Uruguai

Para quem paga as refeições com cartão de crédito, débito, ou pré-pago internacional, o governo uruguaio devolve 22% do valor pago, referente ao IVA, que é o Imposto sobre Valor Agregado, equivalente ao nosso ICMS. Como o IOF sobre as compras no cartão é de 6,38%, a devolução do IVA faz a utilização do cartão internacional valer a pena.

O desconto é aplicado tanto para os cartões da bandeira Visa, quanto da bandeira Mastercard. A diferença é que, no Visa, o desconto já é automático, na hora do pagamento da conta, ao passo que, no Mastercard, o estorno é feito posteriormente, na fatura.


Leia também

Comidas e bebidas típicas do Uruguai, no blog Caminhos Me Levem

Onde comer em Montevidéu

Vinícolas para conhecer no Uruguai

Roteiro de viagem de carro pelo Uruguai


E se liga!

Hospedagem em Montevidéu

Punta Carretas ou Pocitos

Pra ficar próximo de bons lugares para comer em Montevidéu, minha dica é se hospedar na região entre os bairros de Pocitos e Punta Carretas. Lá, além de boas opções gastronômicas, você vai ficar próximo à Rambla, que é um dos melhores lugares de Montevidéu, principalmente pra quem gosta de uma caminhada na orla ao final do dia, com direito a um belo por-do-sol. E, além disso, é certamente uma região bem localizada em relação aos demais bairros, estando a poucos minutos de carro da Ciudad Vieja, por exemplo.

Na primeira vez em que estivemos em Montevidéu, nos hospedamos em Punta Carretas, no Regency Golf Hotel Urbano, muito confortável e a poucas quadras da Rambla. O hotel tem uma boa avaliação no Booking.com, além de opções de reservas com cancelamento grátis e sem pré-pagamento. Mas, se quiser procurar outras hospedagens nessa região, o Booking.com tem várias boas opções, entre hotéis, apartamentos e outros, muitas também com cancelamento grátis e que não requerem pré-pagamento.

Ciudad Vieja

Já na segunda vez em que estivemos na capital uruguaia, optamos por ficar na Ciudad Vieja, em frente ao Mercado del Puerto. A região já é bem diferente de Punta Carretas e Pocitos, como vocês podem imaginar. Acho que é uma região prática pra quem vai a Montevidéu pela primeira vez, já que fica próxima de vários pontos turísticos, os quais podem ser percorridos a pé, pelo menos durante o dia. O hotel escolhido foi o Don Boutique Hotel Montevideo, com quartos muito bons e um ótimo atendimento. Ele tem uma boa avaliação no Booking.com, mas tem a desvantagem de que as tarifas não são reembolsáveis.

Se eu tivesse que escolher um lugar pra me hospedar em Montevidéu, eu certamente escolheria a região Pocitos/Punta Carretas. Mas, independente do lugar que você escolher, vale lembrar que as avaliações das hospedagens no Booking.com são bem confiáveis, já que são feitas somente por hóspedes reais. Então, não perde tempo, e já clica neste link pra encontrar uma hospedagem bacana pra você!

Aluguel de carro

Rodar o Uruguai de carro é uma ótima opção. Mas, se quiser alugar um e ainda garantir uns descontos, vale a pena fazer a reserva online. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.