fbpx
foto de ceviche do Morena em Cusco onde comer ceviche

Onde comer ceviche: experimente este patrimônio cultural peruano!

Se tem um prato que eu não recuso é o ceviche. Seja onde for. No Peru, então, comeria todos os dias, fácil, fácil. Aliás, foi quase isso que fiz na nossa viagem ao país: comi ceviche praticamente todos os dias. Mas também gosto de experimentar restaurantes peruanos em todos os lugares para onde viajo. Já foram tantos que deu até pra fazer uma listinha de onde comer ceviche, tanto no país de origem do prato, o Peru, quanto aqui no Brasil. Segue rolando a página e dá uma olhada nos meus lugares preferidos.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Origens do ceviche peruano

Há centenas de anos o povo no Peru já se alimentava de pescados marinados, numa versão primitiva de como o ceviche peruano é conhecido hoje. Segundo historiadores, os incas utilizavam o tumbo, uma fruta semelhante ao maracujá, ou a chicha, a “cerveja” de milho, para marinar os pescados. Há também documentos que afirmam que as populações litorâneas nativas comiam o peixe cru, apenas temperado com sal e pimenta.

Ou seja, não há uma teoria definitiva sobre a origem do ceviche peruano. Mas, de outro lado, o que se tem certeza é de que a receita do ceviche que o mundo todo conhece somente foi criada com a chegada dos espanhóis ao território peruano, que trouxeram consigo o limão e a cebola.

Já o nome do prato, ceviche, provavelmente vem da palavra quéchua siwichi, que quer dizer “peixe fresco”.

Hoje, o ceviche é o prato que mais representa a cozinha peruana. Tem até um dia dedicado a ele, o Dia Nacional do Ceviche, celebrado em 28 de junho, criado para difundi o prato como símbolo nacional, tanto dentro quanto fora do Peru. Além disso, desde 2004, o ceviche peruano é Patrimônio Cultural da Nação.

Onde comer ceviche no Peru

Isolina Taberna Peruana, em Lima

O restaurante fica em um casarão antigo em Barranco, com mesas de madeira e louças antigas. Tem a maior cara de casa de vó. Acho que foi o lugar onde comer ceviche em Lima que mais gostei.

Os pratos são muito bem servidos e, como eu disse, a comida parece comida de casa. É bem simples, mas gostosíssima. O ceviche que pedimos foi o clássico, com o peixe do dia, que vem com chicharrón de pulpo (iscas de polvo fritas).

foto de ceviche peruano no Isolina Taberna peruana no roteiro em Lima onde comer ceviche

El Mercado, em Lima

Outro lugar onde comer ceviche no Peru é o El Mercado, que é um dos restaurantes do chef Rafael Osterling. O restaurante tem um estilos mais descontraído, com mesinhas com sofazinhos e parte da preparação dos pratos à vista para os clientes. Abre somente durante o dia.

O ceviche clássico que eles servem é uma delícia. É feito de linguado, sendo que leite de tigre é colocado no momento em que o prato é servido, no que eles chamam de cocción a la mesa.

foto do ceviche peruano do El Mercado onde comer ceviche em Lima viajar para o Peru

Pescados Capitales, em Lima

O ceviche do Pescados Capitales tá lista nem tanto pelo sabor, mas pela variedade. Dos restaurantes que experimentamos em Lima, ele é o que tem os ceviches mais diferentes. Além do ceviche clássico, que é feito com o pescado do dia, ou então com linguado ou corvina, experimentamos o Cebiche Capital, com atum banhado no leite de tigre, e o Cebiche Curry, que combina chutney de manga, tangerina, leite de coco e ají limo.

onde comer ceviche em Lima foto do ceviche do Pescados Capitales

onde comer ceviche em Lima foto do ceviche do Pescados Capitales

La Picantería, em Lima

O restaurante, que fica no bairro de Surquillo, foi, sem dúvida, o mais diferente dentre os lugares que escolhemos onde comer ceviche em Lima, especialmente pelo sistema. Lá, escolhe-se o pescado de acordo com o peso, dentre as opções do dia. Essas opções são limitadas, tanto em tipos de peixes, quanto em quantidade. Do pescado escolhido, são feitos três pratos, que podem ser ceviche, jalea (peixe frito) e sudado (caldo de peixe). Esses pratos podem variar.

O ceviche servido é o clássico, e é feito de forma bem básica: peixe, limão, pimenta e cebola. Para acompanhar, ele vem com a tradicional batata doce e com chicharrón (essas iscas empanadas).

foto do ceviche peruano do La Picanteria onde comer ceviche em Lima

Rafael, em Lima

O Rafael foi o primeiro restaurante do chef Rafael Osterling, que tem outras duas casas. O ambiente do Rafael é simples, sóbrio, mas aconchegante. E a comida é muito boa, com vários pratos e ingredientes típicos. O ceviche de linguado, que pedimos como entrada, vem combinado com polvo e tem um sabor muito suave. Foi um dos melhores que provei em Lima, se não o melhor.

onde comer ceviche em Lima restaurante Rafael

Tanta, em Lima

O Tanta é uma rede de restaurantes do chef Gastón Acurio, que tem unidades não só no Peru, como também em outros lugares do mundo, como Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. O cardápio tem várias receitas clássicas da cozinha peruana, mas também conta com pratos não tão típicos, como sanduíches e massas.

E o ceviche do Tanta é feito com o peixe do dia, pra garantir que seja usado o mais fresco. Dos lugares onde comer ceviche no Peru, o Tanta é o que tem o prato mais parecido com os que a gente encontra aqui no Brasil. Aliás, é parecido até com o que eu faço em casa. Mas só parecido mesmo, porque é óbvio que eu não consigo fazer um ceviche tão bom.

foto do Ceviche do Tanta em Lima onde comer ceviche

Morena Peruvian Kitchen, em Cusco

O Morena é um restaurante estiloso e super colorido. E o ceviche segue o estilo. O colorido do prato, principalmente em função do leite de tigre, é fantástico! E o sabor não deixa por menos.

Como mencionei antes, o ceviche em Cusco pode ser feito com peixes de água doce, que é um produto local. Mas, no Morena, o peixe utilizado é de água salgada, que é o mais tradicional.

foto de ceviche no morena onde comer ceviche em Cusco

Chicha, em Cusco

Mais um dos restaurantes do famoso chef Gastón Acurio, que é focado na comida regional, utilizando insumos de produtores da região. Fica na Plaza Regocijo, que fica bem próxima da Plaza de Armas, a principal de Cusco.

Notem que há uma certa diferença entre o ceviche em Lima e o servido em Cusco, que é o tipo de peixe, tendo em vista que uma cidade fica no litoral e a outra, longe do mar. Em Lima, o ceviche é feito, geralmente, com algum peixe de água salgada (linguado, por exemplo), conforme a receita tradicional, enquanto que, em Cusco, o ceviche pode ser feito com peixes de água doce (o do Chicha é feito com truta, até porque o restaurante tem a proposta de utilizar produtos locais).

Apesar disso, o ceviche fica bom tanto com um quanto com o outro; o que muda é o sabor de cada um. Mas sempre é bom lembrar que, normalmente, quanto mais próximo do local de produção o restaurante estiver, mais fresco o ingrediente chega na sua mesa.

foto do ceviche do Chicha em Cusco onde comer ceviche

Onde comer ceviche no Brasil

Sabor Peruano, no Rio de Janeiro

Uma das minhas últimas descobertas no Rio de Janeiro foi onde comer ceviche genuinamente peruano, bem clássico. O Sabor Peruano fica na Lapa, em uma localização menos badalada do bairro. Fui levada lá por um amigo carioca, também muito apreciador da cozinha peruana.

O Sabor peruano é um lugar bem pequeno e simples, ficando todo o destaque para a comida. Como de costume, experimentei o ceviche clássico, que é feito com a receita básica do prato: peixe, limão, pimenta, cebola, coentro e batata doce. O sabor é bem parecido ao ceviche feito nos restaurantes do Peru.

foto de ceviche do Sabor Peruano no Rio de Janeiro onde comer ceviche

Muju Restobar, em Porto Alegre

O Muju é um dos meus restaurantes preferidos onde comer ceviche em Porto Alegre. Ele tem uma pegada mais fusion, com pratos que saem um pouco da linha tradicional da comida peruana. Eles têm uma variedade de ceviches, mas os que eu geralmente peço são o clássico ou o trio de ceviches, que pode trazer, além do ceviche clássico, outros com salmão e frutos do mar, marinados no maracujá, ao invés do limão, dependendo da sua escolha.

foto de trio de ceviches no Muju Restobar em Porto Alegre onde comer ceviche

Centro Peruano, em Porto Alegre

O centro peruano fica próximo ao Parque da Redenção. Quem comanda a cozinha do restaurante é o dono, o Carlos, que é peruano. Ele é nascido no norte do Peru, região que é uma das origens do ceviche, como eu já contei neste outro post aqui.

O lugar é bem simples e o cardápio enxuto, mas muito clássico. Os pratos servidos são dos mais tradicionais da cozinha peruana. O ceviche clássico é feito com a receita básica: peixe, limão, pimenta e cebola, acrescido do coentro e da batata-doce. O peixe estava mais “cozido” do que os feitos nos outros lugares aqui indicados, mas o equilíbrio entre o sal do peixe, a picância da pimenta e a acidez do limão estava ótimo.

Os pratos são individuais, mas as porções são bem servidas, principalmente as dos pratos quentes.

Mas, além de um bom lugar onde comer ceviche e outras delícias da gastronomia peruana, o Centro Peruano, como o nome já diz, é um centro de cultura peruana. Lá há uma pequena biblioteca, em que é possível consultar livros não só sobre a gastronomia peruana, mas também sobre história, literatura e vários outros temas. Além disso, o lugar tem uma programação constante com vários grupos musicais.

Foto de ceviche do centro peruano em Porto Alegre onde comer ceviche

E aí, curtiu as dicas? Conhece outro bom lugar onde comer ceviche, seja no Peru, seja no Brasil? Conta pra gente!


Leia também

Conheça o ceviche peruano

Cinco ótimos motivos para viajar para o Peru


E se liga!

Se, ao invés de encontrar onde comer ceviche, você preferir aprender a fazer o seu próprio prato, há vários livros sobre gastronomia peruana para te ajudar.

O Gaston Acurio, o chef do Astrid y Gaston, tem um livro bem legal com centenas de receitas típicas peruanas. A ideia do livro ¡Bravazo! é ensinar receitas que todo mundo pode fazer em casa. Pra quem gosta de se arriscar nas panelas, é bem bacana. E você pode adquiri-lo clicando neste link. Outro livro muito bom dele é o The Cookbookcom 500 receitas tradicionais da cozinha peruana. Eu tenho a versão em inglês, mas há também a versão em espanhol.


Você conhece o novo programa da Amazon, o Amazon Prime? Com esse novo programa de recompensas da Amazon você tem acesso, por apenas R$ 9,90 por mês, a frete grátis ilimitado em milhares de produtos (inclusive os livros indicados neste post), além de acesso a dezenas de filmes, séries, livros e ofertas exclusivas. Se quiser, você pode testar o programa por um mês sem gastar nem um tostãozinho. Isso mesmo: fique um mês usufruindo das vantagens do programa, e, se não gostar, cancele sem qualquer custo! Pra isso, é só clicar neste link aqui e se inscrever no programa.


Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.