fbpx
foto da fachada da Giordani Gastronomia Cultural no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves

Onde comer na Serra Gaúcha: uma lista pra quem é bom de garfo!

Uma lista de lugares onde comer na Serra Gaúcha é algo que não é fácil de fazer. Isso porque são inúmeras as boas opções. A gente viaja para a Serra Gaúcha com certa frequência e, mesmo assim, há diversos lugares que parecem ser muito bons, mas que ainda não conhemos.

Então, fiz uma listinha dos lugares que a gente já experimentou e que valem a pena conhecer. Segue rolando a página pra conferir!

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu recebo uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Onde comer na Serra Gaúcha

Em Bento Gonçalves

Casa Vanni

A Casa Vanni faz parte do roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, que é o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural no Brasil. O restaurante está instalado em um antigo casarão de madeira, com porão de pedras, bem típico dos imigrantes italianos. No cardápio, pratos da culinária italiana, dentre os quais uma boa variedade de massas e molhos, a serem combinados conforme a escolha do cliente.

Mas não só a comida é atrativo na Casa Vanni. A área externa, atrás da casa, é uma delícia – tem mesas, cadeiras, guarda-sóis, pra acomodar os clientes enquanto aguardam por uma mesa, ou para “lagartear” no sol depois do almoço.

A Casa Vanni fica na Linha Palmero, nº44 e abre somente para almoço.

foto da Casa Vanni lugar para comer na Serra Gaúcha

foto de prato de risoto na Casa Vanni em Bento Gonçalves

Giordani Gastronomia Cultural

A Giordani fica no Vale dos Vinhedos, mas numa via secundária, onde fica também a Casa Valduga. O visual do restaurante é muito bacana: é um casarão de madeira antigo, reformulado a partir da antida propriedade da família Giordani. É um lugar já bem conhecido, porque é ponto de parada pra várias excursões. Por isso, é comum um certo tempo de espera pra conseguir uma mesa. Mas há várias mesas na frente, onde você pode aguardar já bebericando uma taça de vinho com uma porção de capeletti frito pra acompanhar. Ou tomando uma cerveja artesanal da Valle Bier, no bar-container que fica ao lado, com vista para o Vale dos Vinhedos.

Além disso, a Giordani é daqueles lugares para comer na Serra Gaúcha feitos pra quem gosta de fartura. Por R$ 76,00 por pessoa (valor de junho de 2019), você experimenta tudo que a gastronomia da região tem de melhor. Tem os clássicos sopa de capeletti, polenta brustolada, galeto e salada de radicci com bacon, e também uma sequência de massas e carnes diversas. As sobremesas são bem tradicionais, como ambrosia, pudim e sagu com creme.

A casa abre todos os dias, das 11h30 às 15h e fica na Via Trento, 3671, no Vale dos Vinhedos.

foto da fachada da Giordani Gastronomia lugar para comer na Serra Gaúcha

foto do interior da Giordani Gastronomia no Vale dos Vinhedos

foto de polenta brustolada na Giordani Gastronomia

Vallontano Risoteria

A Vallontano Risoteria, no Vale dos Vinhedos, é um braço da Vinícola Vallontano (que fica em outra região de Bento Gonçalves). A especialidade da casa, como o nome já diz, são os risotos. No cardápio, há opções com carne e sem carne, mas todas vêm com a sugestão de harmonização com vinhos e espumantes. Os risotos são muito bem feitos, e o de moranga com charque, especificamente, é uma delícia. Para beber, peça uma taça do espumante Vallontano Brut Rosé pra começar.

Mas, além da ótima comida, a Vallontano Risoteria tem outro diferencial. A casa é muito pet friendly. Há uma área externa, onde os clientes podem ser acomodados junto com seus bichinhos. E ainda tem tapetinho, almofadinha, potinho pra água e snacks para eles. Além disso, todos os atendentes tratam os pets com muito carinho. Então, se você estiver viajando com o seu bichano, a Vallontano Risoteria é uma excelente opção para comer na Serra Gaúcha.

A casa fica na RS 444, Km 16 (Estrada do Vinho) e abre das 11h até às 17h, de terça a domingo.

foto de risoto na Vallontano Risoteria lugar para comer na Serra Gaúcha

foto de taça de espumante da Vallontano no Vale dos Vinhedos

foto do espaço pet friendly da Vallontano no Vale dos Vinhedos

Vinícola Cristofoli

A Vinícola Cristofoli é um dos nossos lugares preferidos para comer na Serra Gaúcha. Lá, tem um almoço ao ar livre, que é servido em mesas montadas ao lado dos parreirais. É um menu fechado, que pode ser previamente conhecido, mas que pode variar conforme a disponibilidade dos ingredientes, de acordo com as estações do ano. No menu, você pode escolher entre duas opções de prato principal. Além disso, tem a entrada e a sobremesa, tudo harmonizado com os vinhos e espumantes da casa. Experimente o tortéi com molho da Mamma e, na sobremesa, o sagu de moscatel, que é criação da casa.

O almoço ocorre somente aos sábados e com tempo bom, já que as mesas ficam ao ar livre. Mas é necessário agendamento, já que a casa atende somente 10 pessoas. E pode levar o seu bichinho de estimação, que a Cristofoli é pet friendly.

A Cristofoli fica na RS 431, noKM 06, s/n, no distrito de Faria Lemos.

foto do almoço harmonizado da Vinícola Cristofoli lugar para comer na Serra Gaúcha

foto do tortéi no almoço harmonizado da Vinícola Cristofoli em Bento Gonçalves

foto do sagu de moscatel no almoço harmonizado da Vinícola Cristofoli em Bento Gonçalves

Wine Garden Miolo

O Wine Garden da Vinícola Miolo é um espaço muito lindo ao lado da vinícola, que já fica no trcho mais bonito do Vale dos Vinhedos. Um wine bar a céu aberto, que serve tábuas de frios, bem como vinhos e espumantes. Além disso, é comum o local fazer eventos com food trucks também.

Para acomodar os clientes, há um espaço coberto, com mesinhas. Mas o legal mesmo é pegar umas almofadas e um pallet e se espalhar pelo gramado. No inverno, há até cobertores e foguerinha.

O Wine Garden funciona nas quintas e sextas, das 13h às 18h, e nos sábados e domingos, das 10h às 19h. Fica na RS 444, no Km 21, no Vale dos Vinhedos.

foto do Wine Garden Miolo

foto da tábua de frios no Wine Garden Miolo lugar para comer na Serra Gaúcha

Em Garibaldi

Hostaria Casacurta

A Hostaria é o restaurante junto ao Hotel Casacurta, que é um dos lugares mais charmosos pra se hospedar na Serra Gaúcha. O restaurante serve pratos típicos da cozinha italiana e local, com um toque da cozinha francesa. Ele faz parte do movimento slow food, originado na Itália, e tem como proposta servir somente alimentos frescos, respeitando a sazonalidade dos ingredientes.

O cardápio é a la carte, mas também há um menu fechado, com entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. O menu pode ser harmonizado com vinhos e espumantes. Aliás, a Hostaria tem uma boa carta de vinhos, com vários rótulos da região. Experimente as massas, que são produzidas de forma artesanal no próprio restaurante.

A Hostaria fica na R. Luís Rogério Casacurta, nº 480, e abre somente para o jantar.

foto da Hostaria Casacurta em Garibaldi lugar para comer na Serra Gaúcha

foto de prato de massa na gostaria Casacurta em Garibaldi

foto de prato de filé na hostaria Casacurta em Garibaldi

Osteria della Colombina

A Osteria della Colombina fica no interior de Garibaldi e faz parte do projeto Estrada do Sabor. O restaurante funciona na casa da família Bettú Lazzari, sendo dirigido pela dona Odete e suas quatro filhas. É prudente fazer reserva, porque o local é pequeno e os clientes costumam se demorar na mesa.

O restaurante fica no porão da casa da família, conservando ainda o chão batido original. Além disso, a refeição é servida em mesas grandes, o que é bem característico nas casas das famílias descendentes de imigrantes italianos. Tudo em meio a objetos e fotografias que contam a história do local e da família Bettú Lazzari.

Na Osteria della Colombina, o menu é servido em (várias) etapas, a R$ 70,00 por pessoa, sem bebida (valor em setembro de 2018). Mas a comida é livre: você pode pedir repeteco dos pratos, quantas vezes quiser.

A Osteria abre somente para o almoço, aos sábados e domingos, e fica na Linha São Jorge.

foto da entrada da osteria della colombina em Garibaldi lugar para comer na Serra Gaúcha

foto da casa da Osteria della Colombina em Garibaldi

foto do interior da osteria della colombina em Garibaldi

foto de sopa de capeletti na osteria della colombina em Garibaldi

Trattoria Primo Camilo

A Trattoria Primo Camilo é um dos três empreendimentos do chef Altemir Pessali – os outros dois são o Mamma Gema e o Pizza entre Vinhos, ambos no Vale dos Vinhedos (que ainda não conhecemos). Instalado em uma casa de 1940, em que viveu Primo Camilo, o avô do chef Pessali, o restaurante é muito gostoso, não só pela comida, como também pelo ambiente e atendimento.

O cardápio tem opções variadas, com diversos pratos de massas e risotos, além de filés e peixes. Os pratos, na maioria, são individuais, mas é possível pedir meia porção, que já é muito bem servida.

Se puder, escolha o ravióli com gorgonzola. Nem tanto pelo ravioli, que é muito bom, mas nada de extraordinário, mas pelo molho de gorgonzola. Gente, que molho! Digo isso porque, muitas vezes, os molhos de queijo em restaurantes são aquela coisa meio sem gosto, a base de pura farinha e/ou amido de milho pra “fazer render”. E o queijo que é bom vem muito pouco. Mas esse da Primo Camilo era molho de queijo gorgonzola com gosto de queijo gorgonzola. E ainda com uma textura divina!

A casa fica na Av. Rio Branco, nº1080, e funciona de segunda a sábado, mas somente à noite.

foto do interior da Trattoria Primo Camilo em Garibaldi lugar para comer na Serra Gaúcha

foto da adega da Trattoria Primo Camilo em Garibaldi lugar para comer na Serra Gaúcha

Tabacaria Benvenuto

A Tabacaria Benvenuto é um daqueles lugares que você quase não ouve falar quando se trata de Serra Gaúcha, mas que, quando o conhece, fica se perguntando o porquê. Sim, porque a Tabacaria, que fica no centro de Garibaldi, é um lugar simples, mas muito aconchegante e com uma comida deliciosa. Tem muito lugar famosinho na Serra que não serve a comida que este lugar serve. Além disso, a Tabacaria Benvenuto é tão pet friendly que os animais não precisam ficar separados em uma área externa, podendo ficar junto à mesa dos donos

O cardápio é bem variado, tendo opções de massas, risotos, pizzas, petiscos e cortes de carne. Mas eu, se fosse você, escolheria um dos pratos de massa. Nós experimentamos o tortelone de gorgonzola com nozes na manteiga e sálvia e o talharim de espinafre ao molho de gorgonzola (dá-lhe gorgonzola!). Pratos simples, mas muito, muito bem executados e, além disso, saborosíssimos!

foto de tortelone na Tabacaria Benvenuto em Garibaldi onde comer na Serra Gaúcha

Valle Rustico

Montado na antiga propriedade da família do chef Rodrigo Bellora, o Valle Rústico é, pra mim, um dos melhores restaurantes da Serra. Também faz parte do movimento slow food, trabalhando só com produtos sazonais e vindos da produção local.

O restaurante tem um menu fechado, que varia conforme a disponibilidade dos produtos, e pode ser harmonizado com vinhos da região. Os pratos aproveitam tudo o que vem da terra, com uma criatividade impressionante. Alguns pratos dão até dó de comer, tamanha a delicadeza da apresentação.

O Valle Rustico fica na Via Marcílio Dias, no interior de Garibaldi. Funciona de quarta a sábado, das 19h30 às 22h, e aos domingos, das 12h às 15h. As reservas podem ser feitas pelo site, com um mínimo de três horas de antecedência.

foto da casa do Valle Rustico em Garibaldi lugar para comer na Serra Gaúcha

foto da área externa do Valle Rustico em Garibaldi

foto do Valle Rustico em Garibaldi lugar para comer na Serra Gaúcha

foto do interior do Valle Rustico em Garibaldi lugar para comer na Serra Gaúcha

foto de prato de carne no Valle Rustico em Garibaldi

foto de sobremesa no Valle Rustico em Garibaldi

Vinícola Vaccaro

A vinícola Vaccaro também faz parte da Estrada do Sabor. É uma vinícola familiar, que oferece não só vinhos e espumantes para compra, como também um almoço típico das famílias de imigrantes italianos por aqui. A refeição é farta, com uma grande variedade de pratos tradicionais da cozinha da região. É uma comida simples, mas muito gostosa. Mas, para o almoço, a vinícola atende apenas grupos de seis a quarenta pessoas, mediante agendamento.

O local ainda conta com um minimuseu, o “Porão do Nonno”, com objetos utilizados pelos antepassados da família. Além disso, os visitantes podem fazer uma trilha até a cascata que fica dentro da propriedade.

A vinícola fica na Linha Santo Alexandre, no interior de Garibaldi.

foto da entrada da vinícola vaccaro

foto do almoço na Vinícola Vaccaro em Garibaldi lugar para comer na Serra Gaúcha

foto da cascata na Vinícola Vaccaro em Garibaldi

Em Gramado

Cantina Pastaciutta

Quando se fala em Gramado, a maioria já pensa em fondue. Mas a cidade tem dezenas de bons restaurantes, como, por exemplo, a Cantina Pastaciutta. Este movimentado restaurante italiano tem aquela decoração bem típica de cantina, em verde, vermelho e branco. Tem, inclusive, as clássicas toalhas xadrez vermelho e branco.

No cardápio, a casa tem pratos típicos, como a sopa de capeletti, e outros que são uma combinação entre a cozinha italiana e a gastronomia gaúcha, como a lasanha de polenta com costela desfiada.

A Cantina funciona diariamente, das 11h30 às 23h30, e fica na Av. Borges de Medeiros, nº 2083.

foto do interior da Cantina Pastaciutta em Gramado lugar para comer na Serra Gaúcha

 

E aí, gostaram da listinha? Tem alguma dica boa de onde comer na Serra Gaúcha? Conta pra gente!


Leia também

Vinícolas na Serra Gaúcha que valem a visita

5 motivos para adorar Garibaldi, na Serra Gaúcha

Onde comer e beber no Vale dos Vinhedos


E se liga!

Hospedagem

Se precisar de hospedagem, você pode procurar por lugares na cidade de Bento Gonçalves ou no Vale dos Vinhedos, onde um dos hotéis mais conhecidos é o Villa Michelon, que tem uma ótima avaliação no Booking.

Em Garibaldi, fica o nosso queridinho Hotel Casacurta, que é super charmoso e tem um café da manhã de sair rolando.

Já em Gramado, duas boas opções próximas ao centro são a Pousada Vovó Carolina, que tem preços bem acessíveis (considerando que se está em uma cidade super turística) e o Hotel Recanto da Serra, com quartos com lareira e uma vasta área de lazer. Mas a cidade também tem inúmeras outras hospedagens, pra todos os gostos e bolsos.

Mas, independente de onde você escolher se hospedar, lembre-se que você está em uma região turística. Então, os preços dos hotéis mais bacanas e mais bem localizados podem não ser uma pechincha.

Aluguel de carro

A melhor forma de rodar pela Serra Gaúcha é de carro. E, se você precisar alugar um, pode fazê-lo online, antecipadamente. A Rentcars tem centenas de opções e sempre rolam uns descontos bacanas, pra quem fizer a reserva antecipada. E, se fizer a reserva clicando no banner abaixo, ou pela caixa de pesquisa na barra lateral, você também colabora com o blog, sem qualquer custo adicional na sua reserva.


Mas também se lembre que, se você estiver de carro, vai precisar se deslocar entre as cidades pela estrada. Ou seja, é bom eleger um “motorista da rodada” se você quiser aproveitar os vinhos da região.

Livros para a viagem

E, como falar em comer na Serra Gaúcha é também falar em vinhos, se você quiser entender um pouco mais sobre a bebida, o site Wine Folly tem um livro muito bom e didático, e em português. É o Guia Essencial do Vinho: nele você encontra tudo sobre cada tipo de vinho. Dá até pra brincar de sommelier amador. A minha edição eu ganhei de um amigo enólogo, mas o livro está à venda na Amazon e você pode comprá-lo clicando neste link aqui.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu recebo uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

2 comentários em “Onde comer na Serra Gaúcha: uma lista pra quem é bom de garfo!”

  1. Realmente, respeitei sua lista! Moro em Bento e estes restaurantes são maravilhosos mesmo. Mas faltou um que é único: Canta Maria (simplesmente o melhor em se tratando de sequência de massas e galetos). Se não conhece, vale muuito a pena ecperimentar!

    1. Obrigada, Maria! E já vou colocar o Canta Maria na minha lista para a próxima ida à Serra. Fiquei morrendo de vontade de conhecer. Valeu pela dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.