fbpx
museu imperial de Petrópolis final de semana na Serra Fluminense

Dicas para um final de semana na Serra Fluminense

Um final de semana na Serra Fluminense é um programa redondinho pra quem está no Rio de Janeiro. Foi o que fizemos em agosto de 2016, quando estivemos no Rio de Janeiro para as Olimpíadas. Mas, entre uma competição e outra, decidimos alugar um carro e partir para passar o final de semana entre Petrópolis e Teresópolis.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

O que fazer em um final de semana na Serra Fluminense

Visitar o Museu Imperial

A construção do Museu Imperial por D. Pedro II, no século XIX, deu início à povoação da região. Talvez você não saiba, mas a cidade de Petrópolis, fundada em 1843, é a mais antiga cidade planejada do Brasil.

Tudo começou com o pai do imperador, o imperador anterior, D. Pedro I, que queria ter uma residência fora do calor da cidade do Rio de Janeiro. O que é bem compreensível, sem dúvida. Imagina só despencar da Europa e vir parar aqui no nosso clima tropical. Por isso, o imperador pai adquiriu a Fazenda do Córrego Seco. Nesse local, mais tarde, D. Pedro II criou, por meio de decreto, a cidade de Petrópolis, iniciando a construção do palácio imperial, e, consequentemente, a povoação da região.

O palácio foi a residência da família imperial até a proclamação da República, em 1889, quando a família foi banida do Brasil e exilou-se na Europa. Depois de sediar instituições educacionais por um tempo, o palácio foi convertido em museu em 1943. O local, atualmente, reúne um acervo de quase 300 mil itens, relativos ao período imperial no Brasil.

O museu está aberto à visitação de terça à domingo. À noite, há ainda o espetáculo Som e Luz, que conta a história da família imperial no Brasil por meio de um jogo de luzes refletidas em paredes d’água.  Todas as informações sobre horários e valores dos ingressos podem ser consultadas no site oficial do Museu.

Não é permitido fotografar dentro do Museu, mas pela foto da fachada já dá pra ver que vale a pena a visita:

museu imperial de Petrópolis final de semana na Serra Fluminense

Fazer o Tour Cervejeiro na antiga fábrica da cerveja Bohemia

Em 1853, em Petrópolis, Henrique Leiden, que introduziu a indústria cervejeira no país, fundou sua fábrica de cervejas. Posteriormente, a fábrica passou para as mãos de Henrique Kremer, que foi responsável pela sua expansão. A modernização veio com o neto de Kremer, e, em 1898, a fábrica foi rebatizada de Cervejaria Bohemia. As cervejas da marca são hoje largamente consumidas no país inteiro.

Mas, atualmente, a Cervejaria Bohemia em Petrópolis serve apenas como memorial, já que, desde 1972, as cervejas são produzidas na unidade de Jacarepaguá.

E, para que as pessoas conheçam a história da cervejaria, bem como entendam um pouco mais sobre como é produzida a popular bebida, é oferecido o Tour Cervejeiro (R$ 39,00 por pessoa). O ingresso pode ser adquirido online ou na hora mesmo. É uma exposição muito legal, que conta não só a história da marca, como também a história da cerveja no mundo. Os relatos vão desde a invenção da bebida pelos sumérios, passando pela época em que os egípcios pagavam os trabalhadores em cerveja (já pensaram?), até os dias de hoje. Além disso, a exposição mostra, etapa por etapa, de forma interativa, o processo de produção da cerveja.

interior da antiga fábrica da Cerveja Bohemia final de semana na Serra Fluminense

parte do Tour Cervejeiro da Cervejaria Bohemia final de semana na Serra Fluminense

No início do tour, você recebe o primeiro copo de cerveja, e ainda vai receber ainda mais alguns até o final, todos incluídos no preço do ingresso. Você pode degustar diferentes cervejas da linha artesanal da marca, aquelas que nem sempre você encontra nos mercados por aí. Se você gosta de cerveja, conhecer a Cervejaria Bohemia em Petrópolis é, sem dúvida, um programa imperdível na cidade.

Visitar a casa de Santos Dumont

Chamada de “A Encantada”, a residência de verão do inventor Santos Dumont é um passeio bem interessante para fazer no seu final de semana na Serra Fluminense. A casa concentra um acervo de móveis, cartas e objetos, muitos deles inventados pelo próprio Santos Dumont. Como, por exemplo, a escada na entrada da casa, a qual somente é possível subir se você começar a escalada com o pé direito.

foto da casa de Santos Dumont em Petrópolis final de semana na Serra Fluminense

A casa pode se visitada de terça a domingo e o ingresso custa R$ 8,00. Mais informações sobre esse e outros atrativos de Petrópolis podem ser encontradas neste site aqui.

Caminhar pela Avenida Koeller

Na primeira metade do século XIX, Petrópolis passou a ser colonizada por imigrantes alemães. Por isso, há forte influência da cultura germânica na cidade, facilmente perceptível na arquitetura das casas por lá.

E a Avenida Koeller dá uma boa amostra dessa influência dos alemães. Caminhar pela avenida é certamente uma ótima forma de conhecer mais da história da cidade. A avenida tem em uma de suas pontas a belíssima Catedral de São Pedro de Alcântara. Nela estão os restos mortais dos membros da família real, inclusive de D. Pedro II e da Princesa Isabel.

Além da catedral, a avenida possui belas casas históricas ao longo de sua extensão, todas indicadas por placas informativas, que contam a história de cada imóvel.

foto da fachada do Museu da FEB em Petrópolis final de semana na Serra Fluminense

foto da fachada da avenida koeller em Petrópolis no final de semana na Serra Fluminense

foto da fachada da avenida koeller em Petrópolis no final de semana na Serra Fluminense

Onde comer em um final de semana na Serra Fluminense

Restaurante da Cervejaria Bohemia, em Petrópolis

Além do Tour Cervejeiro, a Cervejaria Bohemia em Petrópolis possui também restaurante, com pratos inspirados na cozinha alemã. O menu vêm com sugestões para harmonização com as cervejas. Na dúvida na hora de escolher o que beber, certamente vale dar uma olhadinha nas indicações.

interior do restaurante da Cervejaria Bohemia em Petrópolis no final de semana na Serra Fluminense

interior do restaurante da Cervejaria Bohemia em Petrópolis no final de semana na Serra Fluminense

O cardápio é variado, e inclui salchichas alemãs acompanhadas de “mostardas cervejeiras” e truta com manteiga de sálvia e amêndoa (que foram alguns dos pratos que pedimos), além outras opções, com carnes, massas e burguers. A comida é gostosa e os pratos bem servidos. Além disso, pra quem vai fazer o Tour Cervejeiro, tem toda aquela praticidade de não precisar se deslocar pela cidade pra encontrar um lugar pra almoçar.

foto de prato de salsichas alemãs no restaurante da Cervejaria Bohemia em Petrópolis no final de semana na Serra Fluminense

foto de prato de truta com manteiga de sálvia e amêndoas no restaurante da cervejaria Bohemia em Petrópolis no final de semana na serra fluminense

Restaurante Tempero com Arte, em Teresópolis

O nosso final de semana na Serra Fluminense incluiu uma passada pela cidade de Teresópolis, assim batizada em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. Na cidade está o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com o famoso e quase onipresente “Dedo de Deus”. É possível enxergá-lo de vários pontos da cidade de Teresópolis, mas na estrada há mirantes como esse, de onde o “Dedo de Deus” pode ser visto quase que de pertinho.

Se você curte trilhas, a Luiza, do blog Olhos de Turista, tem uma dica ótima pra essa região: fazer a Travessia Teresópolis Petrópolis. Parece sensacional!

foto em frente ao "dedo de Deus"no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis no final de semana na Serra Fluminense

Mas, se estiver passando pela cidade na hora do almoço, uma ótima opção é encontrar uma mesa no Tempero com Arte. O restaurante é até simples, mas super simpático e acolhedor. O cardápio tem filés, risotos e massas – além de pizzas no forno à lenha, que parecem ser muito boas. Pratos simples, mas bem servido e bem feitos.

foto de filé com fettuccine do tempero com arte em Teresópolis no final de semana na Serra Fluminense

 

E você, conhece a Serra Fluminense? Tem alguma dica bacana? Compartilha com a gente!


Leia também

Onde comer no Rio de Janeiro

Tour Cervejeiro na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis

Restaurante “família” em Teresópolis


E se liga!

Hospedagem

Nesse final de semana na Serra Fluminense, nos hospedamos em Petrópolis, na Pousada Monte Castelo, que reservamos pelo Booking.com. Apesar de ser uma pousada simples, nos atendeu bem. Apenas a localização é um pouco afastada do centro. Mas, além dela, o Booking.com tem várias boas opções na região, entre hotéis, apartamentos e outros, e muitas com cancelamento grátis e que não requerem pré-pagamento, com avaliações bem confiáveis, já que são feitas somente por hóspedes reais (clique aqui pra encontrar sua hospedagem).

Aluguel de carro

Para passar o final de semana na Serra Fluminense, alugamos um carro, o que pensamos ser a forma mais prática de fazer esse passeio. E, se quiser alugar um e ainda garantir uns descontos, vale a pena fazer a reserva online, como nós fizemos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

2 comentários em “Dicas para um final de semana na Serra Fluminense”

  1. Petrópolis é uma cidade muito legal. Preciso ir com mais calma para explorar melhor. Tenho muita vontade de fazer o tour na Bohemia. E amo Teresópolis! Essa vista do Dedo de Deus é incrível.

    1. É incrível mesmo, Anna Luiza. Eu adorei esse final de semana que passamos na região. Realmente vale a pena voltar a Petrópolis! Eu, ao contrário, quero voltar a Teresópolis, pois ficamos apenas uma manhã por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.