fbpx
foto de steak tartare na Mercearia 130 em Belo Horizonte

Onde comer em Belo Horizonte

Que comida mineira é uma delícia, isso todo mundo já sabe. É até difícil até escolher o que comer. Então, vamos ajudar com algumas poucas, mas boas, dicas de onde comer em Belo Horizonte.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Onde comer em Belo Horizonte

A Pão de Queijaria

Gente, eu amo pão de queijo. Se pudesse, comeria todo santo dia.

Por isso, adorei esse lugar para comer em Belo Horizonte, que, além de vender os pães de queijo tradicionais, faz sanduíches de pão de queijo, com ingredientes tipicamente mineiros. E as opções parecem todas tão boas que fica difícil escolher. Pedi o de linguiça artesanal com geleia de pimenta, rúcula e requeijão em barra, e estava uma delícia!

Mas não tem só opções salgadas não. Há também as doces. Inclusive uma versão com a minha amada goiabada combinada com requeijão em barra. E, por falar em goiabada, repare no ketchup que eles servem como condimentos: é de goiabada! E é muito bom.

A Pão de Queijaria fica na Rua Antônio de Albuquerque, 856, na Savassi (bem próximo da Avenida do Contorno).

foto de sanduíche de pão de queijo com linguiça artesanal no A Pão de Queijaria onde comer em Belo Horizonte

foto de sanduíche de pão de queijo com goiabada no A Pão de Queijaria em Belo Horizonte

foto de ketchup de goiabada no A Pão de Queijaria

Maria das Tranças

É um classico da capital mineira, fundado em 1950. O nome é uma homenagem à fundadora do restaurante, a dona Maria Clara Rodrigues.

O carro-chefe da casa são os pratos de frango, servidos em porções para duas pessoas no mínimo. Como eu estava sozinha, não pude experimentar. O prato mais famoso da casa é o frango ao molho pardo, que, segundo conta a história do restaurante, era muito apreciado pelo presidente Juscelino Kubitschek, que era mineiro de Diamantina.

Mas, apesar disso, consta que o primeiro prato servido no restaurante foi o filé a parmegiana. O prato, que a dona Maria Clara aprendeu com um grande amigo, é servido em porção individual. Combina o filé gratinado com purê de batatas e queijo, acompanhado de arroz branco. A comida é uma delícia, muito bem temperada – aliás, como praticamente em todo lugar de comida mineira. E o atendimento no Maria das Tranças também é ótimo.

O restaurante fica na Rua Professor Moraes, 158, também na Savassi.

foto de filé a parmegiana do Maria das Tranças onde comer em Belo Horizonte

foto da fachada do Maria das Tranças

Mercearia 130

Eu não conheço muitos botecos em Belo Horizonte, o que é uma vergonha. A frase “BH não tem mar, mas tem bar” é muito verdade, porque é enorme a quantidade de botecos na capital mineira.

Mas, mesmo não sendo uma especialista em botecos mineiros, acho que vale dar a dica da Mercearia 130. É um boteco bem descontraído, com mesas internas e também na calçada. Além dos chopes gelados, serve desde comidinhas, até pratos como steak tartare (com ovinho de codorna), risotos e grelhados.

O lugar é bem movimentado, sendo normal ter que aguardar um pouco até liberar uma mesa. Possui duas unidades: uma na Rua Bernardo Guimarães, nº 2267, no bairro de Lourdes, e outra na rua Ivaí, nº 130, no Serra (que foi onde eu estive).

foto de steak tartare na Mercearia 130 onde comer em Belo Horizonte

Xapuri

Essa dica não é nenhuma novidade. É até uma dica bem manjada, mas não dá pra deixar de fora da lista.

O Xapuri é um restaurante já consagrado, que fica em um cantinho meio escondido da Pampulha. Mas a fama é justificável: o lugar é muito bonito (tem ares de fazenda), o atendimento é ótimo e a comida é deliciosa. Nós pedimos a moranga recheada com carne seca, que vinha acompanhada de arroz, feijão e couve. Além disso, pedimos uma porção de banana à milanesa, que eu adoro! Só não comemos mais por falta de espaço.

Como na maioria dos restaurantes mais badalados, dependendo do dia e do horário, pode haver espera pra conseguir uma mesa. Fazer reserva é sempre recomendável em lugares movimentados como o Xapuri.

Além disso, os preços não são pechincha. Estivemos lá há bastante tempo (muito antes da ideia deste blog existir), então não me recordo do valor exato da conta. Mas não dá pra considerar um lugar barato para comer em Belo Horizonte. De outro lado, além da já mencionada qualidade da comida, as porções são bem servidas, o que faz o preço valer a pena.

almoço no Xapuri em Belo Horizonte

E você, também é fã de comida mineira? Tem alguma dica da boa pra dar pra gente? Conta aí nos comentários!


Leia também

Dicas de onde comer em Minas Gerais

Livros e guias de viagem


E se liga!

Transfer do/para o Aeroporto de Confins

Se você chegar em Belo Horizonte pelo Aeroporto de Confins, que fica a cerca de 50 Km da região central de Belo Horizonte, a melhor opção de transporte é o ônibus executivo.

A linha é de ida e volta, circula mais ou menos de meia em meia hora, e vai até a Avenida Álvares Cabral, ficando bem fácil de se deslocar para o seu hotel. A passagem custa atualmente R$ 29,40 e pode ser paga em cartões de crédito ou débito. Mais informações, bem como os trajetos realizados pelo ônibus, você encontra no site da empresa de transporte.

Hospedagem

Nas duas vezes em que estive em Belo Horizonte, fiquei hospedada na Savassi, um bairro que me agrada bastante. É movimentado, mas sem a muvuca de centro de cidade grande. Além disso, é um bairro que tem todos os recursos necessários para uma boa estadia, além de diversos bons restaurantes.

Já me hospedei em dois lugares diferentes, dentro do bairro. Na primeira vez, fiquei hospedada no Ibis da Savassi, que é simples, mas bem suficiente, seguindo o padrão de qualidade de outros hotéis da rede. Além disso, a avaliação dele no Booking.com é muito boa.

Depois, na minha segunda vez em Belo Horizonte, me hospedei no e-Suites Savassi Toscanini, que é muito bom, de qualidade superior a do Ibis e com preços semelhantes. Além disso, está muito bem avaliado no Booking.com. Para fazer sua reserva, pode clicar neste link aqui.

Aluguel de carro

Belo Horizonte é uma cidade fácil de se locomover, mas não acho necessário alugar um carro pra deslocar por lá. Mas, se você quiser visitar outras cidades mineiras, alugar um carro é uma ótima ideia. Nós fizemos issso para percorrer as cidades históricas de Minas Gerais e a viagem foi muito legal.

Mas, se quiser alugar um carro e ainda garantir uns descontos, vale a pena fazer a reserva online. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.