fbpx
foto de prato de comida em restaurante viajar com segurança

Não veja estas 6 séries sobre gastronomia se estiver com fome!

Numa época em que viajar anda complicado, eu tenho me distraído mais com a parte das “garfadas” deste blog do que com a parte do “mundo”. Até porque é perfeitamente possível viajar por meio da gastronomia, mesmo sem sair de casa. Mostrei um pouco disso com as dicas de filmes sobre gastronomia que postei aqui no blog há uns dias atrás. Agora eu completo aquelas dicas com estas 6 dicas de séries sobre gastronomia. Mas, antes, um aviso: não assista se estiver com fome!

As minhas 6 dicas de séries sobre gastronomia

Chef’s Table

A série mostra a história de diversos dos chefs mais renomados do mundo, no comando das suas cozinhas, bem como a relação de cada um com a gastronomia.

E o chef que inicia a série é o italiano Massimo Bottura, que comanda a Osteria Francescana, em Modena. O episódio mostra como o chef transforma pratos caseiros, feitos pela mamma, em pratos sensacionais de alta gastronomia. Além disso, a série conta toda a trajetória do chef. Aliás, a história dele com a esposa, Lara, é linda. E a cena em que ele visita uma fábrica de parmigiano reggiano é algo de salivar enquanto se assiste à série.

Dentre os demais episódios da série, há um sobre o chef brasileiro Alex Atala, que comanda o D.O.M., em São Paulo, onde explora os sabores do Brasil. Além disso, há um episódio sobre o açougueiro mais famoso da Toscana, Dario Cecchini, e a sua Antica Macelleria Cecchini.

Aliás, eu já contei aqui sobre a experiência de conhecer o Dario e comer no seu restaurante mais famoso, a Officina della Bistecca. Então eu posso garantir que o que a série mostra é exatamente como o Dario e o restaurante dele são. As carnes são mesmo a delícia que parecem e o clima festivo nas refeições do restaurante é real. Além disso, o respeito e atenção do Dario não só com todos os clientes, mas também com os animais cuja carne ele vende e serve, também é muito verdadeiro.

Mas a série ainda mostra também o trabalho do Dario no Solociccia, o primeiro restaurante do macellaio. Nele, o famoso açougueiro reproduz as receitas da família, utilizando todas as partes do animal, mesmo as menos nobres e aquelas que quase todo mundo acha que não possuem utilidade. Um conceito, aliás, que sempre foi utilizado na minha casa. Isso porque o meu pai, além de veterinário por formação, é um grande conhecedor e apreciador de praticamente todo tipo e corte de carne.

Somebody Feed Phil

Com essa série, além de conhecer mais sobre as diferentes cozinhas do mundo, você vai poder viajar sem sair de casa. Cada episódio se passa em uma cidade diferente ao redor do planeta, e o Phil é o seu guia na viagem gastronômica, mostrando tudo de uma forma divertida e interagindo com os locais. A série começa em Bangkok, na Tailândia, mostrando o mercado flutuante, e depois continua por outras cidades com rica gastronomia, como Lisboa, Cidade do México, Veneza, Nova Iorque, Buenos Aires, entre outras.

No episódio de Lisboa, por exemplo, Phil mostra uma das coisas que eu mais adoro: o legítimo pastel de nata português. Além disso, ele faz uma visita ao restaurante do chef português José Avilez (um dos “mestres” do programa de competição culinária Mestre do Sabor). E o Phil mostra também que é uma das poucas pessoas nativas na língua inglesa no mundo que consegue reproduzir o som nasalizado do “ão”, uma exclusividade da língua portuguesa. 🤣

pastéis de nata de Portugal em séries sobre gastronomia

The Chef Show

Esta série é um spin-off do filme Chef, do ator e diretor norte-americano Jon Favreau. Nela, Jon, junto com o chef Roy Choy (que também está no filme), exploram a gastronomia ao lado de outros chefs e amigos famosos.

O formato da série é mais ou menos assim: primeiro é feita uma receita com um convidado especial e, depois, os dois preparam alguma das receitas do filme, também junto com algum convidado especial. Por exemplo, o primeiro episódio da série é com a atriz Gwyneth Paltrow, onde ela, junto com Jon e Roy, preparam um “Pepper Pot” (entendedores fãs de Avengers entenderão). E depois o episódio segue os dois protagonistas preparando uma das receitas do filme Chef: o sanduíche Cubano.

Restaurants On The Edge

Vocês também curtem esses programas de reformas, tipo Irmãos à Obra, ou Masters of Flipping, ou Ame-a ou Deixe-a? Eu a-do-ro! Então imagina juntar isso com gastronomia e viagem. Pois é exatamente isso que fazem os três especialistas em gastronomia e design da série: viajam pelo mundo salvando restaurantes que estão em dificuldades (“on the edge“), tanto na comida, quanto no ambiente.

O primeiro episódio é em Malta, onde há uma grande variedade de peixes e frutos do mar, já que o país é banhado pelo Mediterrâneo. Depois, os episódios vão passando por diversos lugares do mundo, como um pequeno vilarejo na Áustria; a ilha de Santa Lucía, no Caribe; a cidade de Turku, na Finlândia, ou um restaurante entre as paisagens fantásticas do Havaí.

Esta série também pode facilmente ser colocada numa lista de séries para viajar sem sair de casa, pois boa parte de cada episódio é pra mostrar alguns dos principais pontos do lugares que eles visitam, junto com a gastronomia local. Mesmo a parte da reforma do restaurante leva em conta a história e as características do lugar, pois a ideia é inserir elementos e produtos do próprio país ou cidade onde fica o estabelecimento.

Salt Fat Acid Heat

Este documentário norte-americano sobre culinária explora os quatro elementos essenciais à boa comida. E, apesar de estar entre as dicas de séries sobre gastronomia, ele é outro que também serve para viajar sem sair de casa, porque cada episódio se passa em um lugar diferente do mundo, apresentando a gastronomia local para falar dos quatro elementos imprescindíveis à gastronomia: sal, gordura, acidez e calor.

O primeiro episódio, sobre o elemento gordura, se passa na Itália. Nele, a autora da série, Samin Nosrat, vai passar um tempo no país para aprender e experimentar todos os seus pratos preferidos direto na fonte. Super te entendo, Samin. Não há comparação entre comer um spaghetti alla carbonara ou um tagliatele al ragù em solo italiano e comê-los em qualquer outro lugar do mundo.

Cooked

Esta série, do escritor e ativista da gastronomia Michael Pollan, mostra como cozinhar pode mudar o mundo. A série é bem curtinha, com apenas quatro episódios, cada um sobre um elemento da natureza que influencia o ato de cozinhar: fogo, água, ar e terra.

A série é baseada no livro homônimo de Pollan, e nela, assim como no livro, o autor busca mostrar as origens da atividade culinária, mostrando os quatro elementos em diferentes culturas. Por exemplo, no primeiro episódio, o autor mostra a influência do fogo na culinária, como a forma mais elementar de cozinhar, discutindo ainda a forma como tratamos os animais que comemos. E, para isso, ele vai ao encontro de caçadores australianos e também de um mestre churrasqueiro nos EUA.

foto de pessoa cozinhando em uma fogueira em séries sobre gastronomia

Curtiu a minha listinha de séries sobre gastronomia? Tem alguma para sugerir? Então deixa ali nos comentários!

E para não perder as dicas aqui do blog, assine a nossa newsletter gratuitamente.
Mas, além disso, se você curtir o conteúdo do Garfadas e estiver com alguns trocados sobrando no bolso, pode se tornar um colaborador do blog, por meio da nossa campanha no Apoie.se. Veja como funciona a campanha e as vantagens de ser um colaborador do Garfadas pelo Mundo.

Este post contém imagens retiradas de bancos de imagens gratuitas, além de imagens do arquivo pessoal da autora.


imagem para pinterest em séries sobre gastronomia

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.