fbpx
foto de Cabo Polonio

O que conhecer no Uruguai: dicas de lugares imperdíveis!

Na hora de montar o roteiro de uma viagem, sempre surge aquela dúvida do que incluir ou não. Para organizar uma viagem ao Uruguai não é diferente. Apesar de pequeno, o país tem muita coisa legal para visitar. Mas, pra te ajudar, fiz uma listinha dos lugares que valem a pena conhecer no Uruguai.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

O que conhecer no Uruguai: praias

Punta del Este

A cidade é badalada e pode ficar completamente entupida de turistas em determinadas épocas, mas é um lugar que você deve conhecer no Uruguai. Seja pelas praias ou pela farta gastronomia, Punta del Este é um lugar com dezenas de opções para o seu roteiro. Lá você pode escolher entre fica na península, a parte mais turística e tradicional da cidade, ou em La Barra, que é ligada à península pela Ponte Ondulada (o nome é autoexplicativo) e tem mais cara de praia e menos de cidade, mas com vários restaurantes e barzinhos muito bacanas.

Além disso, os arredores de Punta também devem estar na lista do que conhecer no Uruguai. O farol de José Ignacio, o balneário vizinho, por exemplo, rende belas fotos e ainda tem por perto o La Susana, aberto durante o verão, que, além de um beach club, tem um ótimo restaurante. Mas imperdível mesmo é a Casa Pueblo, que fica em Punta Ballena, do ladinho de Punta del Este. A Casapueblo é a antiga casa de verão do artista Carlos Páez Vilaró, que foi transformada em hotel, museu, galeria de arte e restaurante. Fica em uma encosta sobre o Oceano Atlântico, o que rende uma belíssima vista do por do sol. Fique até o final do dia, se puder.

foto do faro de Jose Ignacio conhecer no Uruguai

foto da Casapueblo em Punta Ballena conhecer no Uruguai

Punta del Diablo

Outra praia para conhecer no Uruguai é Punta del Diablo. Há duas versões para a origem do nome da praia: uma geográfica, pois as três praias locais, separadas por rochas, formariam um tridente se vistas de cima; e outra, supersticiosa, que surgiu em razão dos inúmeros naufrágios que ocorriam na região.

Punta del Diablo é bem mais rústica que Punta del Este, mas, em termos de beleza natural, é até mais bonita que a “punta” mais famosa. Além disso, a praia tem bons restaurantes e pousadinhas bem bacanas. Mas fique atento à época que você vai escolher para conhecer o Uruguai, pois, no litoral, boa parte dos estabelecimentos funciona somente durante a temporada de verão.

foto da praia de Punta del Diablo no Uruguai

Cabo Polonio

Dentre os lugares para conhecer no Uruguai, Cabo Polônio é certamente um dos mais legais. Para chegar até lá, é necessário deixar o carro em um estacionamento na estrada, onde você vai pegar a jardineira que te leva até a praia. Isso porque Cabo Polônio fica dentro de um parque nacional e somente carros autorizados acessam o local. Mas uma das coisas mais legais de lá é o respeito à natureza e o aproveitamento sustentável dos recursos naturais: Cabo Polônio quase não tem rede de energia elétrica e muitas casas, pousadas e hostels tem o seu próprio aerogerador para abastecimento por energia eólica ou placas de armazenamento de energia solar.

Na praia, há o Faro de Cabo Polonio, que tem mais de um século de existência. Por 30 pesos uruguaios, é possível subir os 132 degraus e apreciar a bela vista de Cabo Polonio lá de cima. Além disso, como a praia também é reserva de lobos marinhos, a vista inclui os bichanos esparramados nas rochas junto ao mar.

foto do farol de Cabo Polonio conhecer no Uruguai

O que conhecer no Uruguai: lugares e prédios históricos

Centro histórico de Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai. Foi fundada em 1680, como uma colônia portuguesa às margens do Rio da Prata, mas, desde o início, a cidade foi alvo de disputas entre Portugal e Espanha. Em 1777, o Tratado de Santo Ildefonso estabeleceu o domínio da Espanha sobre Colonia, o que perdurou até 1820, quando, em razão da invasão de Portugal, a cidade foi anexada ao Império do Brasil. Mas isso durou somente até 1828, quando Colonia foi anexada a nova Republica del Uruguay, após a Batalha de Ituzaingó.

foto do letreiro na orla de Colonia del Sacramento viagem de carro pelo Uruguai

O centro histórico de Colonia foi eleito Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e toda a história da cidade é contada em vários das edificações espalhadas pela região. Entrando pela Puerta de la Ciudadela, que foi construída em 1745, logo em seguida você encontra a Calle de los Suspiros, que é uma das ruas mais visitadas de Colonia. As construções ao longo da rua têm mais de 250 anos e possuem fachadas conservadas na cor original – a mudança na coloração é obra exclusivamente do tempo.

Foto da Puerta de la Ciudadela em Colonia del Sacramento

Foto da Calle de los Suspiros em Colonia del Sacramento viagem de carro pelo Uruguai

Já o Convento de San Francisco Javier foi construído pelos jesuítas em 1694, mas, cinco anos depois, foi destruído por um incêndio. Nunca foi reerguido em razão de desavenças entre a Coroa portuguesa e os jesuítas, que acabaram sendo expulsos da região. Ao lado das ruínas, está o Faro de Colonia, construído em 1857, em razão dos inúmeros naufrágios que ocorriam naquela região. Geograficamente, é o último farol da costa uruguaia. É possível subir os 118 degraus até o alto da torre, mediante o pagamento de uma pequena taxa.

Foto do farol e das ruínas do convento de São Francisco em Colonia del Sacramento


Leia mais em Roteiro por Colonia del Sacramento


Centro histórico de Montevidéu

Quando for conhecer o Uruguai, monte um roteiro por Montevidéu começando pela Plaza Independencia, que foi inaugurada em 1877 e faz a transição entre a Ciudad Vieja e a Montevidéu que se desenvolveu a partir do século XIX. O principal marco dessa transição é a Puerta de la Ciudadela, um pedaço da muralha que circundava a cidade e que foi em grande parte demolida em 1829.

Foto da Puerta de la Ciudadela em Montevidéu

Em um dos lados da praça está o Palacio Salvo, construído em 1928. É uma das edificações mais imponentes e emblemáticas de Montevidéu. Com 95m, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos. Hoje é possível realizar a visita guiada ao edifício, que ocorre todas as terças, quintas e sábados (veja os horários aqui). Custa 250 pesos uruguaios por pessoa e tem duração de cerca de uma hora.

Foto da estátua de Artigas na Plaza Independencia em Montevidéu viagem de carro pelo Uruguai
Plaza Independencia e o Palacio Salvo ao fundo

Depois, saindo da Plaza Independencia pela Puerta de la Ciudadela, você estará na Ciudad Vieja, o bairro mais antigo de Montevidéu, cuja principal rua é a Peatonal Sarandí, exclusiva para pedestres. Nela, você encontra a Librería Más Puro Verso, aberta em 2008, mas que está instalada em um edifício de 1917, tombado pelo patromônio histórico. Preste atenção na escadaria e nos vitrais, que são lindos. No andar de cima da livraria há um café e restaurante.

Foto do interior da Librería Más Puro Verso em Montevidéu

Por fim, outro local para conhecer na região é o Museo de Andes 1972, que não é um museu histórico, mas retrata um fato bem famoso: o episódio da queda do avião uruguaio nos Andes, quando um grupo de passageiros conseguiu sobreviver por quase dois meses e meio no frio congelante da cordilheira. O episódio virou livro (em inglês, na Amazon) que depois foi adaptado para o filme “Vivos”, lançado em 1993.

Foto do Museo Andes 1972 em Montevidéu no Uruguai


Leia mais em Roteiro por Montevidéu


O que conhecer no Uruguai: vinícolas e restaurantes

Bodega Bouza, em Montevidéu

A Bodega Bouza fica nos arredores de Montevidéu. É uma vinícola familiar, que produz, além da tradicional uva tannat, uvas como pinot noir e albariño. A visitação guiada à vinícola é gratuita. Já a degustação de quatro vinhos, harmonizados com algumas tapas, custa 1200 pesos uruguaios. Além disso, a vinícola conta com um ótimo restaurante, que serve pratos com influência da cozinha uruguaia e espanhola.

Mas, o melhor de tudo, é que a Bouza oferece um serviço de traslado de ida e volta à vinícola desde Montevidéu. O custo é de 400 pesos por pessoa. Assim, ninguém precisa ser o motorista da rodada.

foto dos vinhos da Bodega Bouza em montevidéu viagem de carro pelo Uruguai

foto de prato de bacalhau do restaurante da Bodega Bouza em montevidéu viagem de carro pelo Uruguai

Primuseum, em Montevidéu

O Uruguai também tem uma forte tradição no tango, tendo em vista a relação de Carlos Gardel com o país. E, no Primuseum, é possível curtir uma noite de tango com jantar com pratos típicos da cozinha uruguaia, harmonizados com vinhos também uruguaios.

O lugar está instalado em uma casa de 1870, na Ciudad Vieja, e possui um acervo de mais de 3 mil antiguidades. O próprio nome do estabelecimento, “Primuseum”, vem dos Primus, os fogareiros utilizados antigamente, e que hoje são expostos como relíquias, decorando o lugar.

A noite de tango no Primuseum é mais intimista que os espetáculos nas casas de tango de Buenos Aires. Além disso, não há apresentação de dança, somente de música. Mas é tudo muitíssimo bem executado. A comida não é nada de espetacular, mas serve para experimentar pratos bem típicos do Uruguai. E é melhor do que a servida nas noites de tango em Buenos Aires (ao menos das que eu conheço).

O jantar com show de tango ocorre de quarta a domingo a partir das 20h30, e custa 75 dólares por pessoa.

Foto de piano no Primuseum em Montevidéu no Uruguai

Mercado del Puerto, em Montevidéu

Em uma viagem de carro pelo Uruguai – ou em qualquer tipo de viagem pelo país – a parrilla uruguaia deve estar no roteiro. Seja você carnívoro ou não. Isso porque há uma série de acompanhamentos tão deliciosos quanto a carne. E, nesse ponto, o Mercado del Puerto oferece várias opções. Em algumas delas você pode, inclusive, sentar no balcão e assistir sua parrilla sendo preparada. Dentre os restaurantes do Mercado, o El Palenque é um dos restaurantes mais tradicionais por ali. O preço não é muito amigável, mas a comida é boa e o atendimento também.

Tenho que avisar que há outras parrillas melhores na cidade. Entretanto, apesar de sempre procurar lugares mais “nativos”, acho que vale uma ida ao Mercado del Puerto, principalmente se, nessa viagem de carro pelo Uruguai, você estiver visitando Montevidéu pela primeira vez.

foto de parrilla no Mercado del Puerto conhecer no Uruguai

Mercado Agricola de Montevideo

Enquanto o Mercado del Puerto é mais voltado para os turistas, o Mercado Agrícola (José L. Terra, 2220) é um lugar que serve mais à população local. Foi todo reformado recentemente e possui diversas opções para compras e alimentação. Lá você encontra não só carnes, queijos e vinhos, como também frutas, verduras, legumes, coisas de padaria e produtos importados. Além disso, há uma praça de alimentação bem organizada, com opções mais “fast food”, bem como alguns restaurantes.

Foto da fachada do Mercado Agrícola em Montevidéu viagem de carro pelo Uruguai

Foto do interior do Mercado Agrícola em Montevidéu viagem de carro pelo Uruguai

La Pulpería, em Montevidéu

Esta pequena parrilla está instalada em uma esquina do bairro de Punta Carretas (Lagunillas, 448). Diferentemente das parrillas do Mercado del Puerto, é bastante frequentada pelos locais. O ambiente é simples, mas acolhedor. O atendimento é despachado, assador é habilidosíssimo e, acima de tudo, a carne é de qualidade. É a melhor das parrillas que conheço em Montevidéu, certamente.

Sente-se na parte de dentro, no balcão em frente à parrilla, ou no balcão do lado de fora, que também tem vista para o fogo. O importante é não perder o assador de vista, que, sem dúvida, é uma das melhores “atrações” de uma parrilla.

Para comer, escolhemos um ojo de bife, um asado de tira, um provolone assado e uma salada mista. As porções são bem servidas para duas pessoas. Para beber, pedimos uma garrafa de vinho uruguaio, mas a casa tem apenas alguns poucos rótulos.

Foto de carne na La Pulpería em Montevidéu viagem de carro pelo Uruguai


Leia mais em Onde comer em Montevidéu


Charco Bistrô, em Colonia del Sacramento

O restaurante é certamente um dos lugares mais charmosos para comer em Colonia. Tem uma linda vista, já que fica às margens do Rio da Prata. No inverno, há até mantinhas para aquecer os clientes. Além disso, a comida é fantástica: pratos bem servidos e saborosos, carne com um ponto perfeito e um petit gateau de doce de leite que conseguiu me convencer a comer sobremesa.

Foto de ojo de bife no Charco Bistrô em Colonia del Sacramento viagem de carro pelo Uruguai

Bodega y Posada Campotinto, em Carmelo

A Bodega y Posada Campotinto é uma vinícola que, além produzir bons vinhos, tem uma pousada maravilhosa e um ótimo restaurante. Certamente o melhor lugar em que nos hospedamos no Uruguai, dentre as três visitas ao país que já fizemos. São 12 quartos super confortáveis, bem decorados, limpos e super confortáveis, com cama king size, calefação, wi-fi, dentre outras comodidades. Foi uma das melhores camas em que eu já dormi na vida! A hospedagem também está no Booking.com, muito bem avaliada. Clique neste link para fazer sua reserva!

Na vinícola, além da visita e da desgustação dos vinhos, é possível fazer passeios e piqueniques nos vinhedos. Além disso, a Campotinto tem um restaurante muito bom, com pratos da cozinha italiana influenciados pela comida campeira uruguaia. Lá também é servido o café da manhã da pousada, que é uma delícia! É servido na mesa, e você escolhe os pratos que quiser. Não deixe de experimentar a geleia de tomate, feita na própria pousada.

foto dos vinhedos da bodega y posada campotinto em Carmelo vinícolas viagem de carro pelo Uruguai

foto do restaurante da bodega y posada campotinto em Carmelo viagem de carro pelo Uruguai

foto do chivito do restaurante da bodega y posada campotinto viagem de carro pelo Uruguai

foto do café da manhã na posada campotinto viagem de carro pelo Uruguai

Narbona Wine Lodge, em Carmelo

A Bodega Narbona tem aquele estilo rústico chique. Dentre as vinícolas no uruguai listadas aqui, a Narbona é a maior e mais elegante. A propriedade inclui não só a vinícola, como também uma bela pousada e um ótimo restaurante. Este tem uma bela decoração rústica, com mesas de madeira, paredes de tijolos à vista e objetos antigos. Mesmo sem reserva, não tivemos problema para conseguir uma mesa.

Depois do almoço, pedimos para conhecer as instalações da vinícola e um dos responsáveis fez um pequeno tour com a gente pela propriedade. Mas, se quiser fazer alguma degustação, é necessário fazer reserva.

Além dos ótimos vinhos, a propriedade também produz boa parte dos produtos que são servidos na pousada, como doce de leite, queijos, iogurtes e azeites de oliva. Há uma loja, junto ao restaurante, onde você pode adquirir os produtos da Narbona.

foto da entrada da Narbona Wine Lodge em Carmelo vinícolas viagem de carro pelo Uruguai

foto do restaurante da Narbona Wine Lodge

foto do almoço no restaurante da Narbona Wine Lodge

E aí, já sabe o que vai conhecer no Uruguai? Aproveite essas dicas e monte o seu roteiro! E, se você já esteve no Uruguai e tem outras dicas pra dar pra gente, deixa ali nos comentários!


Leia também:

Viagem de carro pelo Uruguai: um roteiro pouco conhecido dos turistas

O que comer no Uruguai: comidas típicas imperdíveis!


E se liga!

Hospedagem

Montevidéu

Numa primeira vez em Montevidéu, ficamos hospedados no bairro de Punta Carretas, no Regency Golf Hotel Urbano, que fica muito próximo da Rambla e ao lado do bairro de Pocitos, outro bairro ótimo para se hospedar. Usando este link você faz sua reserva e ainda ajuda o blog, sem qualquer custo adicional (saiba mais sobre isso aqui).

Depois, quando estivemos novamente na cidade, optamos por ficar na Ciudad Vieja, em frente ao Mercado del Puerto. A região já é bem diferente de Punta Carretas e Pocitos, como vocês podem imaginar. Acho que é uma região prática pra quem vai a Montevidéu pela primeira vez, já que fica próxima de vários pontos turísticos, os quais podem ser percorridos a pé, pelo menos durante o dia. O hotel escolhido foi o Don Boutique Hotel Montevideo, com quartos muito bons e um ótimo atendimento. Não à toa, ele tem uma ótima avaliação no Booking.com. Para fazer sua reserva, você pode clicar aqui neste link!

Mas, independente do lugar que você escolher, vale lembrar que as avaliações das hospedagens no Booking.com são bem confiáveis, já que são feitas somente por hóspedes reais. Então, não perde tempo, e já clica neste link pra encontrar uma hospedagem bacana pra você!

Colonia del Sacramento

Em Colonia del Sacramento, a Posada Boutique Las Terrazas é uma ótima opção.  Ela fica bem pertinho da Puerta de la Ciudadela. O hotel tem quartos bem confortáveis, ainda que básicos. Tem uma sala com bar e lareira, onde você pode degustar licores da casa. Todo o atendimento é ótimo, da recepção ao pessoal da limpeza e café da manhã. Não a toa o Las Terrazas está muito bem avaliado no Booking.com, que, como vocês sabem, coleta somente avaliações de hóspedes reais. Se você quiser, pode fazer sua reserva clicando neste link aqui.

Aluguel de carro

Você pode tranquilamente ir com o seu próprio carro até o Uruguai. Mas, se for chegar pelo aeroporto, pode alugar um carro para fazer sua viagem pelo país. Nesse caso, vale a pena fazer a reserva antecipada online, o que pode lhe garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Guia de viagem

Se você quiser uma ajudinha na hora de organizar sua viagem de carro pelo Uruguai, o Guia O Viajante é uma ótima base para montar o seu roteiro. Foi o guia que eu utilizei para montar o nosso roteiro. Além disso, ele foi uma das minhas fontes para escrever este post, pois tem muitas informações e dados históricos sobre o Uruguai. Se quiser, você pode adquiri-lo por este link, na Amazon, e assim também colaborar com o blog, sem qualquer custo extra na sua compra.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.