fbpx
viajar de novo foto de placa com setas em rua de Portugal turismo

Turismo na pandemia: como os países estão retomando as atividades no setor

Com a declaração da pandemia no mundo, pela OMS, muitos países decretaram o isolamento social obrigatório. E isso afetou fortemente o turismo em todo o globo. E a principal medida tomada inicialmente pelos governos foi o fechamento das fronteiras.

Mas, além disso, eventos públicos de grande porte foram também cancelados até agosto. Por exemplo, a Oktoberfest de Munique, que iniciaria em setembro, foi cancelada. Pra completar, as principais atrações turísticas em todo o mundo também foram fechadas, pra evitar as aglomerações.

A situação atual do turismo no mundo

Veja a situação da pandemia em alguns dos países mais afetados pela covid-19, bem como as medidas que cada um deles está adotando para a retomada das atividades no setor do turismo. Além disso, saiba que medidas estão valendo para o turismo na América do Sul, especialmente nos principais países que fazem fronteira com o Brasil.

Atualização em 11/06. Como já era esperado, a Europa vai barrar a entrada de pessoas que vivem em países em que a epidemia da covid-19 não está controlada. As fronteiras externas do continente reabrirão dia 1º de julho, mas somente para países que conseguiram controlar a pandemia em seu território.

Segundo a Comissão Europeia, para permitir a entrada de viajantes será exigido do país o cumprimento de determinados critérios, como o número de novas infecções e a tendência da epidemia (se em expansão ou controlada). Além disso, serão levadas em conta as políticas dos governos para combater a doença, como testes, rastreamento de infectados e medidas de prevenção do contágio. Nem preciso dizer que os brasileiros residentes aqui vão ser barrados, né. E o pior, pelo andar da carruagem, vão ser ainda por um bom tempo.

Espanha

Agora em maio, a Espanha iniciou o seu plano de desaceleração do confinamento. Este vai se dar em 4 fases, nas quais a abertura vai ser de forma gradativa até o fim de junho, pelo menos. Mas, para turistas estrangeiros, o país somente pretende reabrir suas fronteiras a partir de julho. E, mesmo assim, a reabertura será apenas para países em que a epidemia estiver controlada, como informa o portal Espanha Total:

Atualização em 26/06/2020: após a reabertura, a Espanha tem verificado surtos de covid-19 pelo país, o que tem preocupado as autoridades.

França

A França também já iniciou sua flexibilização do confinamento. O Palácio de Versalhes e os museus de Paris começam a reabrir a partir do dia 6 de junho. Porém, as fronteiras do país permanecem fechadas para estrangeiros de fora da União Europeia pelo menos até o dia 15 de junho.

Itália

A Itália vai permitir a entrada de turistas a partir de 03/06, sem a necessidade de quarentena obrigatória. Mas a liberação somente vale para os visitantes da União Europeia, do Espaço Schengen, do Reino Unido, de Andorra, de Mônaco, de San Marino e do Vaticano.

Além disso, os Museus Vaticanos reabriram no dia 18 de maio, com visitas previamente agendadas, sendo obrigatório o uso de máscaras pelos visitantes. Além disso, vão ser instalados termoscanners para medição de temperatura do público. Nesse primeiro momento, grandes grupos não serão permitidos.

Atualização em 20/07/2020: a Itália voltou colocar restrições para turistas de diversos países, incluindo o Brasil. O governo italiano proibiu a entrada de turistas que tenham estado a menos de 14 dias em algum desses países. A entrada de cidadãos italianos vindos desses países está permitida, desde que os cidadãos façam quarentena de 14 dias.

Portugal

Em Portugal, o desconfinamento começou em maio, e, em junho, já haverá uma abertura maior, com a reabertura de cinemas e teatros, por exemplo. As fronteiras aéreas e terrestres continuam fechadas até 15 de junho, salvo para países da União Europeia, todos os países de língua portuguesa, Reino Unido, Noruega, Islândia, Liechtenstein, Suíça, Canadá, EUA, Venezuela e África do Sul. Nestes casos, não há obrigatoriedade de quarentena, mas haverá controle de temperatura dos turistas nos aeroportos e as aeronaves devem voar com o máximo de 2/3 da ocupação.

Porém as fronteiras com a Itália e a Espanha, bem como com os países da UE que não integram o Espaço Schengen, continuam fechadas, também até 15 de junho. E, de acordo com a notícia de que a Europa somente vai reabrir para países em que a epidemia já estiver controlada, fica a dúvida quanto aos países acima, para os quais as fronteiras já estavam abertas.

Atualização em 20/07/2020: Diante das novas determinações da União Europeia, bem como diante dos novos surtos de covid-19 no país, Portugal está com as fronteiras fechadas para turistas originários do Brasil. Somente os residentes, os cidadãos europeus e os profissionais de áreas essenciais podem entrar em Portugal. E, por viagens essenciais, entende-se motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias. 

Reino Unido

O Reino Unido está com as suas fronteiras abertas, mas impôs quarentena obrigatória para os estrangeiros que chegarem no país. Além disso, o governo determinou a aplicação de multa de até mil libras para quem descumprir a medida. A medida vale a partir de 08/06 e se aplica inclusive aos cidadãos do Reino Unido.

Atualização em 24/11: como medida para retomar o turismo ainda durante a pandemia, o governo do Reino Unido decidiu reduzir a quarentena obrigatória para 5 dias, a partir de 15/12. Além disso, os turistas precisarão fazer um teste de detecção de covid-19 no quinto dia após a chegada no país. O teste deverá ser agendado antes da chegada do turista no Reino Unido. E mais: o custo, de 65 a 120 libras, fica por conta do viajante.

Atualização em 02/12, a mais importante do ano até agora: o Reino Unido aprovou as vacinas das farmacêuticas Pfizer e BioNtech e começará a vacinação da população a partir da semana do dia 07/12. Como a Pfizer já pediu autorização para a aplicação da vacina no restante da Europa, não deve demorar para outros países por lá também começarem a vacinação.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, os parques da Disney devem começar a reabrir em julho, com obrigatoriedade no uso de máscaras e medição de temperatura. Mas os eventos que geram aglomerações, como as paradas, por exemplo, continuarão suspensos. Além disso, os cassinos de Las Vegas e as praias da Flórida também serão reabertos agora a partir de 1º de junho.

De outro lado, como já vinha sendo cogitado, o presidente dos EUA determinou a proibição da entrada no país das pessoas que estiveram no Brasil nos 14 dias anteriores à chegada em solo americano. A medida começa a valer a partir do dia 29/05. Porém, excepciona os nacionais e pessoas com visto de residência permanente que esteja retornando aos EUA.

Vale lembrar que as fronteiras no Brasil, tanto as aéreas, quanto as terrestres e marítimas, estão fechadas para estrangeiros.

E o turismo no Brasil, em que pé está?

Primeiro, pra falar do turismo no Brasil, e também do Brasil para outros países, é necessário falar sobre a situação da pandemia aqui no país. E, infelizmente, o Brasil já é o segundo país do mundo com mais casos da covid-19, ficando atrás apenas dos EUA. Segundo a OMS, a América do Sul já é considerada o novo epicentro da pandemia, principalmente pela situação que se verifica hoje no Brasil.

O crescimento da curva aqui é ascendente e acelerada. Pra se ter uma ideia, enquanto eu escrevo este post, o país já alcançou os 500 mil casos. E nós demoramos cerca de dois meses para chegar aos 100 mil casos (o primeiro caso foi verificado no final de fevereiro), mas menos de um mês para chegar ao número atual. E isso sem ter feito ainda nem 1 milhão de testes, o que é um número risível em um país com mais de 210 milhões de habitantes.

Mas, mesmo assim, em um movimento que me parece ser único no mundo, o país já se prepara para sair da quarentena, que, na verdade, nunca foi propriamente feita.

Preocupação na América do Sul

Os países aqui na América do Sul demonstram preocupação com a situação brasileira.

O Paraguai, por exemplo, mantém as fronteiras com o Brasil fechadas. O mesmo faz o Uruguai, cuja preocupação maior é com as cidades binacionais, como Rivera e Chuy. Além dos dois países, a Argentina, que adotou uma quarentena rígida, também está com as fronteiras fechadas para o Brasil. Outros países que também fazem fronteira com o Brasil também demonstram preocupação com a situação brasileira.

Atualização em 04/12: o Chile reabriu suas fronteiras aos turistas estrangeiros em 23/11. Mas os turistas de países com transmissão comunitária de covid-19 (como os brasileiros), terão que fazer quarentena obrigatória de 14 dias, até o dia 07/12. Além disso, deverão fazer teste de detecção de covid-19 em prazo inferior a 72h da chegada ao país, bem como cumprir outros requisitos, como ter um seguro saúde que com cobertura para covid-19.

Já a cidade de Buenos Aires, além de exigir que o turista tenha um seguro saúde com cobertura para covid-19, também vai exigir que o viajante faça dois testes de detecção do vírus. Sim, dois testes. Um até 72h horas antes da chegada a cidade, e um novo teste no desembarque no aeroporto de Ezeiza. Lembrando que os brasileiros somente estão autorizados a entrar na Argentina pela via aérea.

Pra saber qual o melhor seguro para atender os requisitos de entrada nesses países, dá uma olhadinha aqui neste link.

Mas e aí, como fica de fato o turismo por aqui?

O turismo interno aqui no Brasil vai reabrindo aos poucos, teoricamente seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Cada estado do país vem retomando as atividades de forma individualizada, conforme a sua respectiva situação. Por isso, alguns estados continuam com regras mais rigorosas, mantendo o cancelamento de eventos, por exemplo. Enquanto isso, outros já começam a flexibilizar as medidas da quarentena. A Serra Gaúcha, por exemplo, está com vários estabelecimentos já de volta à atividade.

Outro exemplo, são as atrações turísticas em Foz do Iguaçu, que vão reabrir de forma gradativa a partir do dia 10 de junho.

De outro lado, as fronteiras brasileiras, terrestres, aéreas e marítimas permanecem fechadas até o dia 22 de junho, conforme a última portaria do governo federal. Esse fechamento de fronteiras no Brasil e no mundo causou uma redução de mais de 90% dos voos no país.

Quanto às fronteiras internas, a situação depende da definição dos governos estaduais. Aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, as fronteiras do estado foram reabertas de acordo com o plano de distanciamento social controlado, implantado pelo governo estadual. Aliás, quem quiser saber mais sobre como está a situação aqui no estado, e como está sendo feita a reabertura, pode conferir neste link aqui.


Essas são algumas das informações que temos, até agora, sobre a retomada do turismo no Brasil e no mundo. Conforme as notícias forem aparecendo, eu vou atualizando o post. Então, se você quiser ficar atualizado sobre o mundo do turismo neste momento de pandemia e também ficar por dentro de todas as dicas aqui do blog, assine a nossa newsletter gratuitamente.

imagem para Pinterest turismo na pandemia

Leia também

2 comentários em “Turismo na pandemia: como os países estão retomando as atividades no setor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.