fbpx
Imagem de mapa e cédulas de dinheiro em viagem mais barata

Saiba como fazer uma viagem mais barata com estas 8 dicas

Com a quarentena sendo flexibilizada em alguns países, as pessoas começam, devagarinho, a fazer planos para uma próxima viagem. Não é o nosso caso ainda por aqui (eu e o marido), já que não temos previsão de quando vamos viajar de novo, ao menos não viagens longas. Aqui em casa o isolamento social continua – um pouco mais flexibilizado, mas continua. Por outro lado, se você está entre as pessoas que já pode e vai viajar de novo (porque mora em outro país, onde a pandemia já está controlada), ou se você já está querendo se planejar para a próxima viagem (seja ela quando for), vai querer ver essas dicas de como fazer uma viagem mais barata.

Só que, antes de continuar, deixa eu te pedir pra dar uma lida nessas 6 condições indispensáveis pra voltar a viajar com segurança. Não precisa mais do que uns 5 minutinhos.

Leu? Então agora segue rolando a página pra saber como fazer uma viagem mais barata!

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Melhores dicas para uma viagem mais barata

Viajar nem sempre sai barato. Mas definitivamente não precisa sair uma fortuna, seja qual for o seu destino.

É importante fazer uma viagem barata para que, além de você ser responsável com seu dinheiro, você possa terminar uma viagem já podendo programar a próxima. Eu confesso que não sou a melhor pessoa do mundo na hora de economizar numa viagem. Faço alguns gastos por puro comodismo – por exemplo, pagar um pouco mais caro por uma passagem aérea pra poder pegar um voo direto ao invés de um pinga-pinga.

Mas geralmente eu só me permito gastar um pouco mais em alguma coisa quando eu já economizei em outra. E essas dicas que você vai ver neste post realmente ajudam a economizar dinheiro e fazer uma viagem mais barata. E assim poder fazer alguns gastinhos a mais, e tornar sua viagem mais confortável e prazerosa.

Quais são os custos básicos de uma viagem?

Numa viagem, os custos básicos que você vai ter são transporte (aéreo ou terrestre), hospedagem, alimentação e passeios.

Pra fazer a viagem mais barata possível, é necessário, por óbvio, economizar em tudo. Mas, nem sempre é possível. Então, uma boa solução é você eleger suas prioridades. Por exemplo, nas minhas viagens, alimentação é prioridade, já que eu gosto de explorar ao máximo a gastronomia local. Mas, pra outras pessoas, a hospedagem é a prioridade, pois gosta de ficar em hotéis mais confortáveis ou de luxo. E por aí vai.

Por que não consigo fazer uma viagem mais barata?

Há vários motivos pelos quais um viajante não consegue fazer uma viagem mais barata. Viajar em alta temporada. Destinos muito procurados. Se hospedar em zonas muito turísticas. Usar somente táxi ou carro de aplicativo. Viajar sem planejamento.

Pra saber onde o dinheiro está sendo gasto desnecessariamente, eu costumo anotar todos os gastos durante a viagem. Mas anoto tudo mesmo, até moedinha jogada na Fontana di Trevi. Assim fica mais fácil visualizar onde preciso economizar e já fazer isso durante a viagem mesmo.

8 dicas para uma viagem mais barata

1. Viaje na baixa temporada, sempre que possível

A definição das temporadas depende um pouco de lugar para lugar. Isso porque, em alguns lugares, o inverno é alta temporada, como aqui na Serra Gaúcha, por exemplo. Em outros, é baixa, como em boa parte da Europa, pra dar outro exemplo. Além disso, os feriados e datas festivas são sempre alta temporada, independente da época e do lugar.

Então, antes de viajar, verifique se a época que você escolheu está na alta ou na baixa temporada, dando preferência para a baixa sempre que possível. Nessa época, você vai encontrar passagens, hotéis e atrações mais baratas. Além disso, os lugares quase sempre estarão menos cheios e, se der sorte, ainda consegue uns upgrades gratuitos em hotéis e passeios. Isso porque, na baixa temporada, devido ao menor fluxo de turistas, costumam sobrar quartos e vagas.

2. Planeje com antecedência

Eu sei que muita gente vai dizer que não gosta de engessar o roteiro e que prefere ter flexibilidade pra decidir pra onde ir e o que fazer. E eu concordo que é legal ter um espaço no roteiro para mudanças de ideia ou mesmo para imprevistos. Eu mesma deixo sempre um tempinho sem nada programado justamente por isso. Mas, na minha experiência, se você se planeja com antecedência, ainda que deixando margem para alterações na programação, a chance de fazer uma viagem mais barata aumenta bastante.

E isso acontece porque, planejando com antecedência, você consegue, por exemplo, comprar ingressos antecipados, muitas vezes mais baratos. E ainda não perde tempo com filas.

Além disso, ao se planejar com antecedência, você consegue aproveitar as promoções de passagens aéreas, e também encontra hospedagens mais baratas. Nesse último caso, o “pulo do gato” é reservar com antecedência uma hospedagem com cancelamento grátis e ir acompanhando preços e promoções de outras hospedagens. Aí, com a tranquilidade de já ter uma hospedagem pra chamar de sua, você pode esperar por alguma pechincha de última hora.

Mas se planejar com antecedência não significa somente ter destino e roteiro definidos. O planejamento pode começar antes disso e te ajudar muito na hora de fazer uma viagem mais barata. Você pode se planejar fazendo uma lista de destinos que quer visitar, bem como das melhores épocas para visitá-los. Aí, com esse planejamento em mãos, é só esperar pelas promoções de passagens, hotéis, ou pacotes de viagem.

3. Aproveite as promoções de passagens aéreas

Como você viu na dica anterior, ao se planejar com antecedência, a sua chance de encontrar boas promoções de passagens aéreas aumenta.

Mas não precisa comprar a passagem com um ano de antecedência, não. Até porque muita antecedência não é garantia de passagem barata. Porém, uma coisa é certa: quanto mais em cima da hora você deixar pra comprar as passagens aéreas, mais caras elas vão ficar.

Funciona mais ou menos assim: as companhias aéreas vão fazendo promoções até vender os assentos mínimos necessários para custear o voo, que representam cerca de 60% dos lugares disponíveis no avião. Quando elas já têm o voo garantido, elas podem vender os assentos restantes pelo preço cheio, considerando que quem compra uma passagem em cima da hora realmente precisa pegar aquele voo e vai pagar o preço que for.

Então, fique sempre ligado nos anúncios de promoções de passagens. Pra isso, coloque alertas em metabuscadores, como Kayak, e assine newsletters de sites como o Melhores Destinos. Além disso, tenha datas flexíveis, se possível. Isso ajuda muito a conseguir comprar passagens aéreas mais baratas, já que você pode escolher viajar na época em que as passagens estiverem com preços menores.

4. Hospede-se em um apartamento/casa ou hostel ao invés de hotéis ou pousadas

Alugando um apartamento ou uma casa, além de a diária muitas vezes ser mais barata que em um hotel ou em uma pousada, você ainda consegue economizar ao preparar suas próprias refeições. E, de quebra, tem a experiência de passar uns dias na cidade como um nativo, o que é bem bacana. Nas vezes em que optamos por um apartamento, além de ter ajudado a fazer uma viagem mais barata, tivemos experiências muito legais.

Essa dica funciona melhor se você for ficar mais tempo em lugar. Mas também é uma boa alternativa para períodos curtos no caso de cidades mais caras, como Veneza, por exemplo. Se hospedar na cidade costuma ser bem caro, mas dá pra fazer uma viagem mais barata alugando apartamento, que foi o que fizemos quando estivemos lá em 2019.

De outro lado, se você for do estilo mais mochileiro, uma boa opção de hospedagem para fazer uma viagem mais barata é ficar em um hostel. Uma cama em um dormitório geralmente custa uma pechincha e eles quase sempre possuem cozinha, onde você pode preparar suas refeições. Não é mais a minha vibe, mas eu tive ótimas experiências me hospedando em hostels durante o meu mochilão pela Europa. Contei mais sobre isso neste post aqui.

E, pra completar, além da economia, se hospedar em hostels te dá uma chance muito maior de fazer amizades e encontrar parceiros de viagem pelo caminho, o que é mais difícil de acontecer em uma hospedagem mais convencional.

5. Ande a pé ou de transporte público

Não há jeito melhor de conhecer uma cidade do que andando. E, se precisar de transporte, use o público. Somente apele para táxis ou carros de aplicativos se você estiver em uma cidade muito grande e o transporte público nela for precário. Ou se você estiver com muita pressa. Enfim, use somente em último caso.

Londres, por exemplo, tem um dos melhores transportes públicos que eu conheço. O metrô é muito eficiente e os ônibus também cumprem bem o seu papel. Fora o charme de andar naqueles ônibus vermelhinhos de dois andares (mesmo que eles já sejam mais moderninhos hoje) e no sistema de metrô mais antigo do mundo. Além disso, as estações mais centrais do metrô podem servir de base para um roteiro pelos pontos turísticos da cidade.

6. Utilize aplicativos de reservas que oferecem descontos

Essa dica eu comecei a utilizar não faz muito tempo. Mas já virei adepta.

Primeiro, porque nem sempre você tem a fluência necessária da língua local pra fazer uma reserva em um restaurante por telefone. E, segundo, porque alguns restaurantes costumam oferecer descontos pra quem utiliza o aplicativo. Na nossa última viagem para a Itália, eu usei o The Fork para reservar várias refeições e adorei.

7. Escolha restaurantes mais afastados dos pontos turísticos

Essa é pra fugir dos “pega-turistas”.

Ocorre que, na maioria das vezes, os restaurantes e estabelecimentos de alimentação que ficam colados nos pontos turísticos são mais caros e de pior qualidade. E isso acontece porque eles já atraem clientela simplesmente por estarem ao lado de lugares com grande fluxo de turistas (é incrível a quantidade de visitantes que é preguiçosa na hora de encontrar lugar para comer e vai sentando na primeira mesinha que vê pela frente). Assim, esses lugares não precisam se esforçar tanto, apresentando uma comida e um atendimento de qualidade, ou oferecendo um preço justo, pra garantir o movimento e o din-din.

Por outro lado, afastando-se um pouco da muvuca turística você sempre encontra lugares deliciosos por preços bem mais honestos. E nem precisa se afastar muito, pois, às vezes, você está a uma virada de esquina de uma experiência gastronômica incrível. Geralmente, quanto mais desconhecido, quanto mais escondido, quanto menor a porta de entrada do lugar, mais surpreendente pode ser a comida. E a sua experiência vai sair mais barata ou ter um custo-benefício melhor.

8. Se você quer fazer uma viagem mais barata, cuidado com as lembrancinhas

Eu sei, eu também adoro trazer lembrancinhas das viagens. Não só pra mim, como também pra mãe, pai, irmão, amigos. Mas, pelo amor da Nossa Senhora da Mala Cheia, não saia comprando tudo o que vê pela frente. Além de gastar mais, você ainda tem o perrengue de enfiar tudo na bagagem na hora de voltar.

Eu sofro desse problema com livros. Adoro comprar livros nas viagens, principalmente livros de receitas, livros de história do lugar, ou livros na versão da língua local (caso eu fale a língua, por óbvio). Mas o problema maior aqui nem é o valor que eu gasto, pois livro pra mim é sempre investimento. Até porque não gasto nenhum absurdo.

O problema mesmo é o perrengue na hora de trazer os livros pra casa, pois livro pesa e ocupa espaço. E nem adianta me dizer eu deveria preferir livros digitais. Eu tenho e-reader, o qual eu amo e carrego comigo em to-das as viagens. Mas quem é apaixonado por livros sabe que não é a mesma coisa.

A solução que eu encontrei pra poder continuar trazendo meus livrinhos amados das viagens é, além de me conter na hora de comprar, é não levar livros físicos para ler na viagem (levo só o e-reader) e levo os guias de viagem somente em formato digital.

Então, resumindo: seja por economia, seja pelo espaço na mala, se contenha na hora das compras.

Uma última coisa que você precisa saber para fazer uma viagem mais barata

Eu posso te dar mil e uma dicas de como fazer uma viagem mais barata, mas a verdade é que nenhuma delas vai funcionar se você não se dispuser a pesquisar.

Organizar uma viagem dá trabalho mesmo. E ninguém consegue baratear uma viagem se não pesquisar muito antes de colocar o pé na estrada. E aqui, além da pesquisa propriamente dita sobre o destino pretendido, vale também ajustar todos os alertas e notificações e se inscrever em newsletter de sites de promoções de passagens, de reserva de hotéis, ou de qualquer outro serviço relacionado a viagens que te interesse.

Por isso, se você já tem alguma viagem em mente pra depois que essa loucura de pandemia passar, comece a pesquisar agora! 😉

E, enquanto você pesquisa, me diz: qual a sua dica infalível para fazer uma viagem mais barata? Deixa tua resposta ali nos comentários!


Leia também


Organize sua viagem!

Hospedagem

Eu geralmente escolho as hospedagens onde ficamos pelo Booking.com. Pra mim, é a melhor plataforma online de hospedagens. Tem milhares de opções, muitas com cancelamento grátis e várias sem pré-pagamento. Mas, o que eu mais gosto são as avaliações, que são feitas somente por hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos lugares.

Para fazer sua reserva, você pode clicar neste link ou utilizar a caixa de pesquisa na barra lateral da página inicial do blog.

Mas, se a ideia é vivenciar o destino como se fosse um local, uma boa opção é alugar sua hospedagem pelo Airbnb, onde você pode encontrar apartamentos e casas inteiros, além de quartos em casas de moradores do lugar. E o melhor é que, se for a sua primeira reserva pela plataforma, você pode ganhar um bom desconto utilizando este link aqui. Nós já utilizamos o Airbnb em mais de uma oportunidade e adoramos a experiência em ambas!

Além disso, se o que você quer é encontrar pacotes de viagem com ótimos preços e condições, então dá uma olhadinha no Hurb.com, site que tem milhares de opções entre pacotes, hospedagens e atividades. Dá pra encontrar vários descontos bacanas, com opções de pagamento parcelado e de cancelamento gratuito.

Aluguel de carro

Certamente, uma das melhores formas de se conhecer um país é alugando um carro. E, nesse caso, vale a pena fazer a reserva antecipada online, o que pode lhe garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Seguro viagem

Sempre foi importante contratar um seguro viagem. Mas agora tornou-se essencial. Imagina só você adoecer durante a viagem e não ter como pagar as despesas, ou então voltar pra casa com uma conta enorme pra pagar?

Além disso, em alguns países, como os da União Europeia, o seguro viagem é obrigatório. Então, independente de pandemia, verifique se o seu país de destino exige a contratação do seguro. E é bom lembrar que nem sempre o seguro oferecido pelo seu cartão de crédito é suficiente para cobrir eventuais despesas médicas durante a sua viagem. Então pesquise quais as melhores opções de seguro pra você e para cada viagem, já que eles podem ter diferença dependendo da sua idade, do destino pretendido ou do tipo de viagem que você vai fazer.

Mas, se antes já não era possível viajar sem um seguro viagem, agora, depois da pandemia da covid-19, mais ainda. E, neste caso, preste atenção no que está dentro da cobertura da seguradora, pois, em regra, as seguradoras não cobrem despesas decorrentes de doenças em situação de pandemia. A boa notícia é que, durante a pandemia da covid-19, várias seguradoras passaram a cobrir não só o período entre o primeiro atendimento emergencial até o diagnóstico da doença, mas também as despesas médicas hospitalares mesmo após o diagnóstico da doença. Por isso, fique ligado no que vai estar coberto pelo seguro.

E, pra facilitar sua vida na hora de organizar a viagem, a plataforma da Seguros Promo contém as informações de todas as seguradoras, oferecendo um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem. Vale a pena pesquisar por ali.

Tours e ingressos antecipados

Mesmo que você prefira fazer a viagem por sua conta, em algumas oportunidades vale a pena reservar um passeio guiado. E nisso, a Get Your Guide pode te ajudar, já que a empresa conta com um extenso catálogo de tours em diversas cidades do mundo, para incrementar a sua viagem. A maioria das reservas pode ser cancelada com até 24 horas de antecedência.

Além disso, a empresa também vende ingressos antecipados para as principais atrações turísticas do mundo, o que facilita muito a vida do viajante, evitando a perda de tempo naquelas filas intermináveis. Vale muito a pena!

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.